Rio Branco - Acre, 29/06/2017

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Prefeita em exercício Socorro Neri e parceiros lançam a campanha Leão Amigo da Criança

A prefeita de Rio Branco em exercício, Socorro Neri, lançou nesta quarta-feira, 15, no auditório da Prefeitura, a campanha Leão Amigo da Criança, que busca a destinação de recursos de pessoas física e jurídicas ao Fundo Municipal da Criança e Adolescente para abatimento no Imposto de Renda. A campanha é coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), presidido pela enfermeira Iana Sarquis.
 
A campanha pretende incentivar o contribuinte a destinar parte do imposto de renda devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, que financia projetos e instituições que atendem à população infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social no Município de Rio Branco. A destinação pode ser efetuada diretamente na conta corrente do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e poderá ser deduzida no Programa Gerador da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda 2017, que será entregue à Receita Federal, pelo contribuinte, até 30 de abril.
 
Estiveram presentes no lançamento da campanha o presidente da Câmara de Vereadores, Manuel Marcos, o promotor de Justiça Francisco Maia, representante da Associação do Ministério Público do Acre (AMPAC) e da coordenadoria da Juventude do Ministério Público do Acre; Fátima Almeida, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC); Valmiki Francisco, presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC); Natalício Gomes, do Sindicato de Serviços Contábeis e das Empresas de Serviços, Perícias, Informações e Pesquisa  do Acre (SESCAP), e Solange Braga, do Programa de Voluntariado da Classe Contábil – todos parceiros e mobilizadores da campanha Leão Amigo da Criança. A iniciativa Ação Rio Branco Amiga, coordenada pela primeira-dama de Rio Branco, Gicélia Viana, também é parceira e mobilizadora da campanha. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Rio Branco, na pessoa do secretário Marcus Bastus, acompanha e atua também na coordenação da campanha.
 
Também estiveram presentes a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ivanete Rodrigues; os vereadores Juruna, Jackson Ramos e Elzinha Mendonça; ativistas sociais e gestores do Estado e da Prefeitura de Rio Branco. Graças aos parceiros, destacou Socorro Neri, a campanha poderá atingir número exponencial de pessoas – só no Ministério Público, citou Francisco Maia, são 84 promotores e procuradores, além dos servidores, e no Conselho Regional de Contabilidade são, segundo Valmiki Francisco, mais de 1,3 mil profissionais filiados e pelo menos 50 mil pessoas jurídicas cadastradas na Junta Comercial do Estado do Acre. “Sozinho, o Conselho não conseguiria mobilizar tanta gente”, disse, em tom de gratidão, a presidente do CMDCA, Iana Sarquis, a propósito da assinatura do termo de parceria firmado com as instituições citadas.
 
A destinação não representa custo adicional para o contribuinte. Quem optar pela destinação ao CMDCA terá redução no valor do imposto a pagar ou aumento na restituição. O contribuinte que desejar realizar a destinação por meio do Programa Gerador da Declaração poderá destinar até 3% do imposto devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. A dedução é aplicada somente para as pessoas que optarem pelo modelo completo da declaração. Além da destinação realizada diretamente na declaração, as contribuições efetuadas ao longo do ano de 2017, a partir de abril, também podem ser abatidas até o limite de 6% do imposto devido, que serão deduzidas na declaração anual de 2018.
 
Esse é um mecanismo importante gerador de recursos que são investidos diretamente nas ações e projetos de apoio às crianças e população juvenil, que estão em situação de risco e vulnerabilidade social. Qualquer contribuinte, pessoa física, pode destinar um percentual do Imposto de Renda sem nenhum custo para ajudar crianças e adolescentes.
 
Os recursos do Fundo Municipal são gerenciados pelo CMDCA que possui legislação própria e fiscalização pelos órgãos públicos de controle interno e externo, como a Controladoria Geral do Município, o Tribunal de Contas do Estado do Acre e o Ministério Público Estadual. O dinheiro arrecadado com as doações, serão repassados para as instituições que atuam na promoção e na defesa dos direitos da criança e do adolescente em Rio Branco, e que tiverem seus projetos aprovados pelo CMDCA de acordo com critérios específicos constantes em edital de chamamento público.  “Atualmente temos quatro entidades sendo apoiadas com esses recursos: o Lar Ester, de Jovens Com Uma Missa (JOCUM), Educandário Santa Margarida, APAE e Associação Amigos da Capoeira do Acre”, disse Iana Sarquis.
 
Vereadores confirmam destinação de emendas e doações na DRPF
 
Na semana passada, os vereadores foram convidados pela vice-prefeita Socorro Neri a fortalecer as ações do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) destinando ao Fundo emendas parlamentares junto ao Orçamento Geral do Município. O presidente da Câmara de Vereadores, Pastor Manuel Marcos, reafirmou durante o lançamento da campanha Leão Amigo da Criança, a destinação de emenda no valor de R$25 mil para o Fundo e voltou a ressaltar a importância de, como pessoa física, doar até 6% do valor do imposto devido ao CMDCA. “De nossa parte, daremos todo apoio da Câmara de Vereadores a essa campanha”, disse Manuel Marcos. O vereador Juruna também confirmou a destinação de R$5 mil em emendas para o Conselho, além de fazer a doação na declaração de renda de pessoa física.
 
O Conselho Regional de Contabilidade deu detalhes sobre como proceder ao preencher a Declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física: após o preenchimento de todas as informações integrantes da declaração modelo completo, o contribuinte deverá acessar a ficha “Resumo da Declaração” e, em seguida, a opção “Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Ao dar o comando pela inclusão de uma “Nova” doação, o programa exibirá automaticamente o valor disponível, devendo então o contribuinte eleger qual fundo pretende beneficiar, bem como qual valor destinará. Concluída essa etapa, o valor destinado será integralmente abatido do valor do imposto a pagar ou acrescentado ao valor do imposto a restituir originalmente calculado. A efetivação da doação se dará através do recolhimento de um DARF, que deverá ser emitida no próprio programa IRPF 2017, acessando-se na ficha “Imprimir” a opção “DARF – Doações Diretamente da Declaração – ECA”.
 
 

Da Assessoria
Fotos Fagner Delgado/Asscom

Buy Proviron UkThere are three major facts that should be watched out for in all payday loans in the United States. If you have already decided to take Levitra For Sale, be sure to consult a doctor, you don't have any contraindications and act strictly due to a prescription.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

Dia a Dia-28-06-capa

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040