Rio Branco - Acre, 23/05/2017

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Complexo Viário da Avenida Amadeo Barbosa completamente iluminado

Prefeitura assumiu gestão da iluminação pública na região, garantindo segurança e cidadania para todos os usuários
 
A gestão do prefeito Marcus Alexandre tem a iluminação pública como política de governo, uma prioridade do mandato. Para o prefeito e sua equipe, a iluminação pública é essencial à qualidade de vida nos bairros, atuando como instrumento de cidadania, permitindo aos habitantes desfrutar, plenamente, do espaço público no período noturno – tudo com segurança e tranquilidade. E isso pode ser confirmado nos pontos assumidos pela Prefeitura a partir de parceria entre os governo estadual e federal.
 
 
O melhor exemplo atualmente é o serviço que vem sendo realizado no Complexo Viário da Avenida Amadeo Barbosa. Bairros ao entorno, como o Canaã, receberam uma ação intensa da Prefeitura e hoje estão com suas 68 ruas completamente iluminadas. “Apenas em nosso bairro foram implantados mais de 100 novos pontos de iluminação pública. Uma maravilha que agradecemos ao prefeito Marcus Alexandre”, disse o presidente da Associação de Moradores do Bairro Canaã, Francisco Nizomar.
 
Além dos bairros adjacentes, vias que fazem parte do complexo, como a Rua Presidente Médici, que liga a Avenida Amadeo Barbosa à Via Chico Mendes, passam por melhorias também. Essa rua é utilizada pelos praticantes de cooper ou caminhadas.
 
A demanda por iluminação pública em Rio Branco vem sendo atendida através da política de implantação e manutenção de pontos iluminados, que é conduzida pela Prefeitura nos nove últimos anos. Hoje é possível ver bairros, que eram invasões cheias de rabichos e ligações clandestinas, completamente iluminados.
 
Para se ter ideia, em 2013, no comecinho do primeiro mandato de Marcus Alexandre, foram implantados 316 novos pontos de iluminação pública. Este ano, já são mais de 3.000 pontos novos. São pontos em ruas que foram abertas em bairros novos ou onde não havia iluminação, de acordo Wilton Marques, chefe do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SEOP).
 
“Temos muitos bairros que eram escuros e que agora tem 100% de iluminação: Benfica, Canaã, São José, Hélio Melo, Vila Maria, Novo Cruzeiro, Caladinho I, II e III e Panorama”, disse Wilton Marques. Mas a cidade sofre muito com atos de vandalismo, como o roubo de cabos, os quais prejudicam a rede elétrica. No curto prazo, essa série de ações de vândalos que roubam os cabos para vender gera insegurança com as luzes que ficam apagadas. A longo prazo, desestabiliza a rede e gera mais gastos para o poder público. 
 
A Prefeitura de Rio Branco investe anualmente cerca de R$12 milhões em iluminação pública com manutenção, implantação e fiscalização. Para diminuir os roubos de cabos várias medidas foram adotadas. No caso específico do Complexo Viário da Avenida Amadeo Barbosa a fiação está sendo enterrada a 30 centímetros para dificultar a ação dos vândalos. Materiais sem grande valor de mercado também são usados em substituição aos acessórios de cobre, por exemplo.  
 
Vários pontos assumidos pelo Município estão concluídos
 
A Prefeitura está intervindo na Avenida Amadeo Barbosa porque assumiu o serviço de iluminação pública de vias estaduais e federais na zona urbana da capital, colocando fim à escuridão prevalecente em vários pontos da cidade. Serviços especializados foram e estão sendo executados na Via Verde desde a rotatória da Estrada do Calafate passando pelo Shopping Via Verde até a rotatória da Estrada Transacreana. Na Via Verde, os postes de ferro estão sendo removidos gradativamente. Esses equipamentos demandam custos maiores e manutenção mais constante que os postes convencionais, que já estão instalados na outra lateral da pista, e sua remoção proporcionará importante economia ao sistema. Atualmente, a Via Verde está praticamente toda iluminada no trecho citado. Pontos críticos, onde eram registradas muitas demandas e conflitos, estão regularizados: a rotatória da Estrada da Sobral com a Estrada da Floresta chama a atenção pela qualidade do serviço de iluminação.
 
 
Via Chico Mendes está de cara nova
 
A Prefeitura assumiu também a iluminação da Via Chico Mendes. Essa via utiliza muitos postes republicanos, cuja manutenção tem custo muito alto – o triplo do valor gasto com um poste comum. A Prefeitura se preparou muito nos últimos anos para esta etapa com investimentos de mais de R$ 200 mil para ter acesso a equipamentos desenvolvidos com tecnologia que possibilita o trabalho mais seguro e versátil em redes energizadas. Há pelo menos um veículo que opera como uma unidade autônoma, capaz de transportar materiais, ferramentas e pessoas utilizando o cesto aéreo, onde o eletricista é elevado até o ponto determinado por um braço hidráulico montado sobre uma camionete. As velhas escadas estão sendo aos poucos abandonadas. Na Via Chico Mendes, os serviços estão sendo executados por uma equipe particular, fruto da parceria entre Governo e Prefeitura.
 
Mais de 95 mil pontos implantados e revisados
 
Desde que o prefeito Marcus Alexandre assumiu o cargo já foi realizada manutenção em mais de 95 mil pontos em toda a cidade. Mais de 100 praças e rotatórias receberam e recebem um ostensivo trabalho de manutenção de suas luminárias. Além de estar diretamente ligada à segurança no tráfego, a iluminação pública ajuda a prevenir a criminalidade, embeleza as áreas urbanas, destaca e valoriza monumentos, prédios e paisagens, facilita a hierarquia viária, orienta percursos e aproveita melhor as áreas de lazer. Os órgãos de segurança acreditam que uma boa iluminação pública ajuda a reduzir em até 20% a incidência de crimes em determinada região.
 
A melhoria da qualidade dos sistemas de iluminação pública traduz-se em melhor imagem da cidade, favorecendo o turismo, o comércio e o lazer noturno, ampliando a cultura do uso eficiente e racional da energia elétrica, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e econômico da população.
 
O Departamento de Iluminação Pública do Município disponibiliza atendimento via telefone para chamados e abertura de ocorrência para manutenção da iluminação. O telefone para solicitações é o 3223-4877, das 8h às 18h.
 
 
Da Assessoria
Fotos Assis Lima/Asscom
 
Effects Of Testosterone SteroidsThere are three major facts that should be watched out for in all payday loans in the United States. If you have already decided to take Levitra, be sure to consult a doctor, you don't have any contraindications and act strictly due to a prescription.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia22520171

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040