Rio Branco - Acre, 16/12/2017

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Prefeitura e DETRAN realizam palestras de sensibilização em Direitos Humanos no Trânsito

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Direito Humanos e Políticas Afirmativas (SEDHIPA), em parceria com Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/AC) e o Sindicato das Auto Escolas do Acre (SINCOAUTO), realizaram nesta terça-feira, 16, ciclo de palestras voltado a profissionais do trânsito. A ação faz parte das atividades previstas na campanha Maio Amarelo e objetiva colaborar para a garantia dos direitos de pessoas mais vulneráveis no trânsito, como idosos e deficientes.
 
O evento reuniu instrutores, condutores, além de representantes do Conselho Municipal dos Diretos da Pessoa Idosa e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD). A abertura realizada no auditório da Prefeitura contou com a participação da vice-prefeita Socorro Neri, do secretário de Direitos Humanos, Marcus Bastos, e da secretária da Mulher, Lidianne Cabral. O Diretor Geral do DETRAN, Pedro Longo, o Presidente do SINCOAUTO, José Luiz Silva, e o representante do Sindicato dos Instrutores de Auto Escola do Acre, Alan Cage, também estavam presentes.
 
“Desde o início da gestão temos procurado atuar em parceria com os Conselhos na elaboração de políticas públicas que visam garantir os direitos dos deficientes, da pessoa idosa, sobretudo, para que tenhamos um trânsito mais humano, mais seguro”, destacou a secretário de Direitos Humanos Marcus Bastos.
 
Para o Diretor do DETRAN, Pedro Longo, “o direto à dignidade humana no trânsito se apresenta com clareza cada vez que vemos um idoso atravessar a rua, um deficiente usar o coletivo. Essa é mais uma ação que fortalece nosso trabalho em parceria para garantir o direito dessas pessoas. Nossa palavra é de agradecimento a todos que estão aqui”, disse Pedro Longo.
 
O ciclo de palestras foi aberto por um dos representantes do SINCOAUTO. Queffren Licurgo abordou o tema “Processo de Habilitação para Pessoas Com Deficiência”. A Educadora de Trânsito do DETRAN, Geni Polanco, falou aos participantes sobre “Educação no Trânsito como forma alternativa de auxiliar na redução de sinistros”; o advogado Ismael da Cunha Neto abordou questões relativas aos “Diretos da Pessoa Idosa”; “Direitos da Pessoa com Deficiência” foi o tema abordado pelo psicólogo Sílvio Carlos dos Santos.
 
A secretária Lidianne Cabral destacou a relação entre violência no trânsito e machismo. “A violência contra a mulher se apresenta em frases como: tinha que ser mulher, mulher no volante perigo constante. Essa é uma ação que colabora para descontruir essa relação de preconceito”, ressaltou Lidianne Cabral.
 
Para a vice-prefeita Socorro Neri, grande parte dos acidentes, das perdas que ainda ocorrem no trânsito podem ser evitados. O respeito aos direitos é fundamental a um trânsito mais humano. Aqui buscamos, em primeiro lugar, ajudar a mudar nossa atitude para que possamos ajudar outros a mudarem suas atitudes, construirmos um mundo melhor para todos nós”.
 
A presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, Sara Farhat, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da atuação dos Conselhos. “Embora já tenhamos Leis que visam garantir os diretos do idoso, o desrespeito a essas leis ainda é muito frequente, principalmente, no que se refere aos assentos nos coletivos, vagas em estacionamento e gratuidade. Para nós é um momento importante para atualizar informações e nos tornamos multiplicadores dessa ação”.
 
 

Da Assessoria
Fotos Marcos Vicentti/Asscom

Testosterone 250 Mg Injection. But it is worth noting that these tests were carried out on the blood cells. Therefore, it's too early to say about scientific evidence of Viagra influence on blood clots.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia16122017

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040