Rio Branco - Acre, 25/09/2017

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Marcus Alexandre entrega equipamentos para fortalecer agricultura familiar

Incentivos do poder público incrementam produção no entorno de Rio Branco, que deve triplicar
 
A expansão do uso da tecnologia para o fortalecimento da agricultura familiar é um dos mecanismos utilizados pela Prefeitura de Rio Branco. Nesta segunda-feira, 11, na CEASA, o prefeito Marcus Alexandre entregou equipamentos agrícolas, a associações de produtores rurais da capital, que vão substituir as enxadas no campo e proporcionar que a produção possa ser triplicada. São nove microtratores, 33 motores estacionários e 34 fornos para casas de farinha.
 
Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda do deputado federal licenciado Sibá Machado, através do Ministério da Agricultura e vão atender a cadeia produtiva da mandioca e a hortifrutigranjeira no Cinturão Verde, em regiões como a Transacreana, Belo Jardim, Benfica, Catuaba e Quixadá. 
 
Os microtratores podem ser utilizados para o preparo da terra, adubação e transporte dos produtos. De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Floresta, Jorge Fadell, uma hora do trator equivale ao trabalho de 10 homens durante todo o dia com enxadas. “Hoje um hectare aberto equivale ao ganho de quatro salários mínimos. Com esses equipamentos, a tendência é que a área plantada aumente e por consequência a produção e a renda das famílias”, explica. 
 
A aquisição dos itens agrícolas, o trabalho de abertura de ramais, executado em parceria com o Governo do Estado, o transporte da produção e as Ferinhas de Bairro, onde a produção é comercializada, são ações que, segundo o prefeito Marcus Alexandre, potencializam os esforços dos produtores. “Nossos agricultores são exemplo de trabalho e precisam desses incentivos do poder público para incrementar a produção. Queremos ser parceiros para garantir que a tecnologia faça a diferença na nossa agricultura familiar”, destaca o prefeito.
 
Presentes na solenidade de entrega dos esquipamentos, Sibá Machado e o deputado estadual Lourival Marques ressaltam a importância do uso da tecnologia na produção de alimentos. “Sair da era da enxada para o uso da tecnologia é nossa meta e o prefeito Marcus Alexandre tem esse entendimento de forma clara, por isso Rio Branco avança nesse sentido”. Já Lourival Marques ressalta que “a economia rural é cada vez mais fortalecida na capital graças a essas ações da Prefeitura”. Luziel Carvalho, superintendente do Ministério da Agricultura no Acre, também esteve na solenidade de entrega dos itens na CEASA.
 
“Vamos triplicar a produção!”
 
Na área do Quixadá há uma grande produção de hortaliças e, segundo o presidente da Associação Rural, Manoel Souza, a tendência é que a área plantada seja triplicada com o auxílio da tecnologia. “Atualmente produzimos 60 mil maços de alface, couve e cheiro verde por semana e a tendência é triplicar essa quantidade. Estamos agradecidos”.
 
Israel dos Reis, o Mineiro, da Comunidade São José do Belo Jardim, também já planeja aumentar de meio para dois hectares a área cultivada de cada sócio. “Mais produção é mais renda para as famílias”, disse o produtor.
 
Neste Silva, da Comunidade Bom Jesus da Água Preta, na região do Barro Alto, na Transacreana, próximo ao Riozinho do Rôla, cita que, com os fornos e motores, os produtores que hoje lidam com horta vão passar a também fazer farinha de mandioca. “Estamos ansiosos para ter essa renda a mais com a farinha e itens como a goma”.
    
 
Mais de 600 famílias produzindo hortaliças
 
Atualmente, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da SAFRA, mantém mais de mil hortas na capital, onde trabalham cerca de 600 famílias. A secretaria, que possui 80 minitratores, garante ainda para os produtores a assistência técnica, kits estufa, kits de irrigação, transporte da produção e mais de 30 Ferinhas de Bairro, onde os itens são comercializado.
 
 

Da Assessoria
Fotos Assis Lima/Asscom

Purchase DbolThere are three major facts that should be watched out for in all payday loans in the United States. If you have already decided to take Levitra, be sure to consult a doctor, you don't have any contraindications and act strictly due to a prescription.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia23092017

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040