Rio Branco - Acre, 20/11/2017

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Curso capacita educadores de bairros próximos ao Ecoponto do Tucumã sobre destinação adequada do lixo

Palestras e conversas foram promovidas nas escolas com os temas do consumo consciente e o gerenciamento de resíduos sólidos
 
A Prefeitura de Rio Branco está ministrando cursos de reciclagem e destinação adequada dos resíduos sólidos para professores e gestores de onze escolas da rede municipal de ensino nos bairros vinculados ao Ecoponto do Tucumã, inaugurado em outubro. Os cursos ocorrem na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE) de Rio Branco e servem para que professores e gestores educacionais multipliquem o conhecimento e a conscientização acerca do meio ambiente e a destinação correta do lixo. As atividades começaram na última segunda-feira, 6, e terminam nesta quinta-feira, 9, com uma visita orientada às instalações da UTRE.
“Vamos concluir estes cursos com cerca de duzentos participantes. São gestores, docentes e orientadores pedagógicos, entre outros, de escolas dos bairros Tucumã, Rui Lino, Universitário, Mocinha Magalhães, Hélio Melo, Joafra, Jardim Brasil, Distrito Industrial e Jardim Primavera”, explicou Fátima Nascimento, diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.
 
São responsáveis por essa ação as secretarias municipais de Meio Ambiente (SEMEIA), de Educação (SEME) e de Serviços Urbanos (SEMSUR) no âmbito do Programa Crescer Reciclando, que, segundo Silmara Luciano, diretora do Departamento de Resíduos Sólidos da SEMSUR, é um dos pilares estruturantes da implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Rio Branco. Esse plano, explica Silmara, objetiva desenvolver uma nova cultura de geração e manejo dos resíduos sólidos nos cidadãos desde a sua infância, envolvendo a comunidade escolar nas boas práticas com vista à saúde pública e a conservação ambiental.
Ao todo, onze escolas municipais, dentre creches, educação infantil e educação fundamental, localizadas na bacia de capitação de resíduos do Ecoponto do Tucumã (que atende 09 bairros dessa regional), têm seus gestores, professores e demais colaboradores envolvidos em capacitações para a formação e aplicação de novas formas de gerenciar seus resíduos.
Incialmente, uma série de palestras e conversas foi promovida nas escolas com os temas do consumo consciente e o gerenciamento de resíduos sólidos. Como ação complementar, composteiras e LEVs (locais de entrega voluntária de resíduos recicláveis) foram ofertados e instalados nessas escolas.
Os cursos na UTRE são sobre uso do flanelógrafo, histórias, teatro, músicas, construção de brinquedos e jogos a partir de sucatas e a visita monitorada à Unidade de Tratamento fazem parte da vivência, que, na avaliação de participantes, foi interessante, instrutiva e inspiradora para os educadores. “Trabalhamos com crianças de 4 e 5 anos em nossa escola e, com este curso, nos capacitamos a conscientizá-las, a terem valores ambientais desde a infância”, avaliou a professora Gleice Nascimento, da Escola Terezinha Kalume, que atende os bairros Tucumã e Rui Lino.
 
O que é o Ecoponto?
 
O Ecoponto do Tucumã se constitui no marco deste novo momento da coleta, separação, distribuição e destinação de resíduos em Rio Branco, um equipamento que envolve a limpeza urbana, meio ambiente e a economia social. Foi a primeira de 14 unidades semelhantes a serem implantadas na capital.
O Ecoponto está recebendo materiais que podem ser reaproveitados e que na maioria das vezes são descartados nas ruas, margens de estradas e mananciais da cidade, como galhadas, pneus, metais, resíduos da construção civil (trituráveis, solo, madeira e embalagens), resíduos volumosos, resíduos verdes, resíduos sólidos domiciliares secos, lâmpadas, pneus, eletroeletrônicos, pilhas e baterias.
 
 
 

Da Assessoria
Fotos: Assis Lima/Marcos Vicentti/Asscom

 
 
 
 
 
 
 
 
Buy AnavarMost online loan lenders allow getting New Jersey Loans Online without visiting a bank, straight to your bank account. If you have already decided to take Buy Generic Levitra, be sure to consult a doctor, you don't have any contraindications and act strictly due to a prescription.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia18112017

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040