Rio Branco - Acre, 17/12/2017

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Saúde Municipal realiza atendimentos do Novembro Azul no Calafate

Com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços médicos com foco na prevenção do câncer de próstata, o Centro de Saúde Rozangela Pimentel Figueira, no Calafate, realizou neste sábado (11) atendimentos voltado aos homens, dentro da programação do Novembro Azul. A ação desenvolvida pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), segue até o fim do mês em toda a capital.
Aqueles que procuraram o Centro Rozangela Pimentel tiveram, durante todo o dia, acesso a consultas médica, consultas de enfermagem, entrega de material educativo com orientações de saúde, realização de exames preventivos (PSA, toque retal, USG de próstata e outros) e de testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites B e C), testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial (PA), farmácia, vacinação e também atendimento odontológico.
As atividades iniciaram com a palestra do médico Moisés Luna, que falou para o grupo de homens sobre diagnóstico e prevenção do câncer e os exames de PSA, ultrassonografia de próstata e toque retal. Em seguida os usuários participaram de um café da manhã oferecido pela unidade de saúde e passaram pelo atendimento clínico.
 
Dados apontam que apenas 2% do público masculino no mundo realiza os exames preventivos da doença – que é a maior causa de câncer entre os homens. Segundo o coordenador da Área Técnica da Saúde do Homem, da SEMSA, Francisco Holanda, o Novembro Azul é o mês escolhido para efetivar ações que enfatizam a promoção da saúde e prevenção de doenças que afeta a população masculina como forma de ampliar esses números. “Neste mês, as unidades realizam o Dia D exclusivo para o homem. Os centros e unidades de saúde programam as atividades e fazem esse chamamento à comunidade masculina. A procura tem superado nossas expectativas”, completou.
 
Morador do Calafate há quase 50 anos, o funcionário público Francisco Bezerra de Lima tem 69 anos de idade e demonstra muita preocupação com a saúde. Ele conta que já fez os exames da próstata outras vezes e sempre deu negativo, mas que permanece com o acompanhamento frequente e por isso foi até a unidade de saúde do bairro neste sábado. “Muitos homens tem medo de procurar atendimento, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. É prevenção. É importante prevenir. E ser aqui perto de casa foi ótimo pra mim e pra quem mora próximo”, lembrou ele, que ficou sabendo através de suas filhas da programação do Rozangela Pimentel voltada aos homens.
 
Prevenir
 
O médico Marcos Henrique dos Santos explica que existe uma grande preocupação da SEMSA e de toda a Saúde Pública em alcançar o máximo de pacientes o mais breve possível. “A nossa intenção é de chegar antes da doença. Todos sabem que prevenir é mais barato que tratar, e, quanto antes o paciente entrar em tratamento, mais efetivo será”.
 
Mês Azul
 
O Ministério da Saúde instituiu em agosto de 2009 a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. A proposta é de que homens na faixa etária de 20 a 59 anos procurem o serviço de saúde ao menos uma vez ao ano. Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, através da Área Técnica de Saúde do Homem, está realizando neste mês, juntamente com as diversas Unidades Básicas de Saúde e Equipes de Saúde da Família, o Novembro Azul – por uma boa prática da saúde preventiva da população masculina.
 
 

Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

 
 
 
Stanozolol Winstrolpersonal loans online . When the problem is not treated, it can ruin intimate life of couples and destroy their relationships. Viagra Professional was produces not to let this happen. Professional means highly qualified. It strikes the target and doesn't allow a disorder to occupy man's body.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia16122017

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040