Rio Branco - Acre, 25/05/2018

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Prefeitura inaugura Núcleo de Operação e Controle de Rede de Dados do Município

O prefeito Marcus Alexandre inaugurou nesta terça-feira, 06, na sede do Instituto de Tecnologia da Informação e Inovação (ITEC), o Núcleo de Operação e Controle da Rede Metropolitana de Dados (NOC) do município. Operando em fase de testes há 10 dias, o NOC vai integrar a estrutura do ITEC - órgão responsável pela gestão e operação do núcleo -, e garantir que não haja interrupções na prestação dos serviços dos órgãos municipais, como unidades de saúde e escolas. “A tecnologia está a nosso serviço para melhorar o atendimento à população. Com o NOC podemos nos antecipar aos problemas e monitorar toda a interligação dos serviços públicos”, explicou o prefeito.
 
Funcionando 24 horas por dia, o NOC vai permitir o monitoramento de 35 km de rede de fibra ótica, 28 prédios conectados na fibra, 88 unidades administrativas conectadas via rádio e 7 estações de Rádio Base.
 
O diretor-presidente do ITEC, Mafran Almeida, destaca que o NOC permite à Prefeitura ser proativa e não mais reativa, como ocorria até agora, com relação à rede de computadores. Ele cita que Rio Branco passa a ser a primeira capital do Norte a contar com esse tipo de tecnologia. Utilizando a telemetria, mesma tecnologia usada na Fórmula 1, o novo sistema permitirá monitorar variáveis que influenciam a qualidade de transmissão dos dados como temperatura, variação de energia e intensidade de chuvas.
 
“Aqui os painéis indicam, por exemplo, se há problema de velocidade na nossa rede que possa causar danos a serviços de saúde por exemplo. Não temos que esperar ser acionados, porque nosso sistema detecta tudo antecipadamente, evitando assim a paralização de algum serviço público da Prefeitura”, explica Mafran.
 
Por causa da telemetria, de acordo com Mafran, o NOC também poderá ser usado em caso de gestão de crises, como por exemplo, as enchentes do Rio Acre, já que o sistema permite o monitoramento em tempo real das condições climáticas.  
 
Viabilizado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), por meio do Programa de Modernização da Administração (PMAT), o NOC é mais um passo para o aperfeiçoamento do sistema de dados da gestão municipal. No último dia 26 de janeiro, a parceria firmada com o governo, por meio da Secretaria de Estado, Ciência e Tecnologia (SECT), viabilizou a ampliação da rede de fibra ótica de Rio Branco de 26 km para 35km de extensão, que incluem localidades ao longo da BR-364, como o Belo Jardim e Cidade do Povo.
 
A secretária de Estado, Ciência e Tecnologia do Estado (SECT), Renata Silva e Souza, presente no ato de implantação no NOC, acrescentou que, para o governo do Estado “a parceria com a Prefeitura é muito bem vinda porque possibilita o desenvolvimento da capital na questão tecnológica”.
 
 
Da Assessoria
Fotos Marcos Vicentti e Fagner Delgado/DECOM
Illinois Loans Online should not be obtained by people who do not have the capacity to repay the lenders. On the global pharmaceutical market this medicine was issued in 2003 by two companies - Eli Lilly and ICOS. Initially, permission to sell Cialis was obtained in Europe, Australia, New Zealand.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 22052018

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040