Rio Branco - Acre, 19/08/2018

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Prefeitura de Rio Branco promove atividades no Dia da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Rio Branco, por meio de várias secretarias, promoveu ações de cidadania, saúde, lazer e embelezamento durante todo o dia na Casa Rosa Mulher. Além da Casa, os serviços foram ofertados em uma tenda e também no Centro de Saúde Dr. Mário Maia, ao lado da Casa Rosa Mulher. O prefeito Marcus Alexandre prestigiou o evento e elogiou a força das mulheres. “Ontem, hoje, amanhã, todo dia é dia da mulher. É em momentos difíceis, como nas alagações, que podemos constatar o espírito de luta e resistência das mulheres acreanas. Nós criamos a Secretaria da Mulher para desenvolver ações de empoderamento das mulheres e posso citar também a criação de 13 creches em nossa gestão, o que possibilita à mulher acessar o mercado de trabalho deixando os filhos em segurança”, completou.
 
Realizada em parceria com o Governo, por meio da Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Secretaria de Gestão Administrativa e Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento - DEPASA, a Ação envolveu as secretarias municipais de Assistência Social, Articulação Comunitária, Saúde, Educação, Juventude, Esporte e Lazer, Igualdade Racial, CADS, Trabalho e Economia Solidária, SEMSUR e Fundação Garibaldi Brasil, e conta com o apoio de entidades da sociedade civil (Sindoméstico, Conselho LGBT, Associação de Mulheres do Segundo Distrito, União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco - UMAMRB, CEDIM, UBM e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC).
 
As mulheres tiveram à sua disposição consultas, exame de PCCU, testes rápidos, corte de cabelo, atendimento psicológico, orientação jurídica, acompanhamento do Programa Bolsa Família e Criança Feliz. E na área de beleza, corte de cabelo, maquiagem e design de sobrancelhas.
 
A exemplo do que já aconteceu em anos anteriores, a Ação Integrada nos permite potencializar os serviços normalmente ofertados na região. A secretária da Mulher, Lidianne Cabral explicou que este ano, a estrutura montada tem capacidade para atender mil mulheres. “Um dia para que ela resolva problemas de saúde, de família, jurídicos e ainda se embeleze”.
 
As mulheres e suas histórias
 
Mulheres de várias idades e realidades participaram da atividade na Casa Rosa Mulher. Olinda Firmo, que é margarida da SEMSUR e varre as ruas da cidade desde as seis horas da manhã, deixou a vassoura de lado e na hora do intervalo aproveitou para fazer a maquiagem e “ajeitar” a sobrancelha. Com 46 anos de idade, ela atua na varrição há 20. “A luta é grande, mas não podemos esquecer da beleza. Ser mulher é isso: fazer várias coisas ao mesmo tempo”.
 
O espírito empreendedor feminino também marcou presença na Ação Integrada para as mulheres. Aproveitando o movimento da festa da mulher, Gerlande de Melo, de 26 anos, passou o dia preparando e vendendo quibes na frente da Casa Rosa Mulher. Ela diz que em dia de grande movimento fatura cerca de R$ 100, e é com esse dinheiro que ela ajuda o marido a sustentar a casa.
 
As luta, avanços e conquistas que empoderaram as mulheres ao longo dos anos fez surgir uma geração como a de Esther da Silva, a Esa, grafiteira e artista plástica, que “cavou” seu espaço no restrito mundo do grafite, onde os homens são maioria. Ela, que é uma das quatro mulheres grafiteiras do Acre, foi convidada para participar do Dia da Mulher da Casa Rosa Mulher e fez bonito: mostrou desenhos e telas que comprovam todo o seu talento. “Era um universo restrito, mas aos poucos conquistei meu espaço e os colegas dão muita força. Acho que esse é sim um novo momento para nós mulheres”!
 
A programação alusiva ao Mês da Mulher de Rio Branco foi aberta na última quinta-feira, 01, com Ação Educativa no Terminal Urbano. A programação segue até o próximo dia 23 com o encontro de idosos do Grupo Bem Viver, no bairro Floresta. Abaixo programação completa.
 
 
Da Assessoria
Fotos Fagner Delgado/DECOM
personal loans. But it is worth noting that these tests were carried out on the blood cells. Therefore, it's too early to say about scientific evidence of Viagra Without Prescription influence on blood clots.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 16082018

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040