Rio Branco - Acre, 19/08/2018

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Em Rio Branco, controle social da merenda escolar é absoluto, diz CAE

“O controle social da alimentação escolar em Rio Branco é absoluto”. A afirmação é do presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE), Manoel   Magalhães Teixeira, que desde o mês março, quando iniciou o ano letivo, já comandou 12 ações de fiscalização nas escolas da capital – a meta mensal é fiscalizar quatro escolas por mês.  O objetivo dessas ações é acompanhar a aplicação dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que são repassados aos Estados e municípios.
“Enquanto órgão fiscalizador, o CAE tem desempenhado papel importante, realizado um trabalho que auxilia a Prefeitura com o esforço para garantir a qualidade da merenda escolar nas unidades do município”, afirma a prefeita Socorro Neri.
 
Em suas operações, o CAE aplica um questionário com 91 itens que abordam detalhadamente temas como aquisição, armazenamento e destinação da merenda escolar. Falhas e inadequações são descritas em um relatório que é enviado à escola. O relatório aponta as inadequações e orienta a adequação à norma vigente –seja da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ou outro órgão regulamentador.
A chefe da Seção de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SEME), Andreia Cosme, lembra que são três os níveis de controle da merenda servidas nas unidades de ensino de Rio Branco –da compra por licitação pública à estocagem e manipulação nas escolas, esta última realizada pela gestão local. O planejamento da Prefeitura de Rio Branco, por meio da SEME, é para garantir alimentação saborosa e de alta qualidade no padrão nutricional exigido pela legislação e na quantidade correta para que se cumpra o ano letivo integralmente. 
 
Alimentação premiada
 
A merenda escolar de Rio Branco foi premiada quatro vezes - Prêmio Gestor da Merenda Escolar em 2011 (2 premiações), 2012 e 2013. Três desses prêmios foram conquistados pela eficiência na gestão da alimentação. Além dos pesados investimentos com recursos próprios, a aquisição sistemática de produtos que garantam valores nutricionais às crianças, jovens e adultos que os consomem tem feito a diferença. Para os estudantes de um único período, os valores nutricionais têm de ser de 20%. Já para as crianças das creches que passam muito tempo na escola, essa taxa é de 70%.
“Enquanto em boa parte do Brasil merenda virou caso de polícia, Rio Branco, além de ter uma merenda premiada, há total controle social da aplicação dos recursos”, destaca o secretário de Educação de Rio Branco, Marcio Batista
 
“Entendemos que alimentação escolar de qualidade é fundamental para o desenvolvimento e o sucesso da aprendizagem dos alunos. Administrar com responsabilidade e otimizar o recurso destinado a essa ação é, portanto, uma prioridade para nossa gestão”, destaca Socorro Neri
 
 
Da Assessoria
 
 
 
There are three major facts that should be watched out for in all payday loans in the United States. In this section we give only a brief summary recommendation for admission of Levitra. Full information can be found in the instructions for receiving medications with vardenafil.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 16082018

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040