Rio Branco - Acre, 20/07/2018

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Grupos de Grávidas garantem Atendimento Diferenciado para as Gestantes na Rede Pública

As unidades de saúde de Rio Branco, além das consultas de pré natal, oferecem ainda a possibilidade da gestante frequentar o Grupo de Grávidas, onde elas recebem atendimento diferenciado, ganham ensaio fotográfico e kits com roupas e itens de higiene para os bebês que esperam. O objetivo da prefeitura, por meio da secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, é proporcionar gestações e partos humanizados além de garantir os cuidados necessários com as crianças e seu desenvolvimento até os 2 anos de idade nas unidades de saúde. 
 
Os Grupos de Grávidas contam com psicólogo, assistente social e nutricionista, que fazem rodadas de conversas com as mulheres em seis encontros realizados durante a gravidez. Os encontros semanais reforçam as informações obtidas durante as consultas do pré-natal.  Atualmente 350 gestantes participam de 19 Grupos de Grávidas das unidades de saúde, onde equipe multiprofissional acompanha toda a gestação e dá suporte para a realização do parto. 
 
A alimentação da grávida, doenças sexualmente transmissíveis, orientações sobre higiene e cuidados com o bebê, importância do aleitamento materno exclusivo, direitos da grávida - como o acompanhante na maternidade, preparo para o trabalho de parto, parto e puerpério, bem como o incentivo ao parto normal, são alguns dos temas tratados nos Grupos de Grávidas.
 
Também faz parte da programação dos Grupos de Grávidas, visita à Maternidade Bárbara Heliodora ou ao Hospital Santa Juliana, as grávidas conhecem o ambiente onde vão dar à luz e têm contato com o ambiente hospitalar.
 
O enfermeiro Ariel Thomaz, que coordena o Grupo de Grávidas da Unidade de Saúde Máximo Digo, no Conjunto Jequitibá, diz os encontros, a ida aos hospitais e demais ações dos Grupos, “ajudam a desmistificar a gravidez e o parto e também a fazer com que, principalmente as mais jovens, entendam as mudanças fisiológicas e psicológicas que acontecem com elas durante a gravidez”, cita.
 
Ensaios Fotográficos aumentam a Auto Estima das Grávidas   
 
Nos dois últimos encontros dos Grupos de Grávidas, além da saúde, a autoestima das grávidas, é valorizada com a entrega de três kits para os bebês das gestantes e o ensaio fotográfico realizado por fotógrafos profissionais do Departamento de Comunicação |(Decom) da Prefeitura de Rio Branco, em locais aprazíveis da capital, como o Horto Florestal, o lago da UFAC.
 
Esperando o primeiro filho, aos 20 anos, Jarleane de Paiva, faz o pré natal e está no Grupo de Grávidas da UBS Máximo Diogo, no Jequitibá e participou do ensaio fotográfico na UFAC na companhia da sogra, a Isabele, porque o marido, que trabalha, não pôde ir com ela ao local. “Eu gostei das conversas, que me abriram os olhos para muita coisa que eu não sabia. Mas ganhar o kit e fazer as fotografias foi o que mais gostei”, conta a grávida.
 
Já a sogra dela, Isabele Ferreira, de 40 anos, explica que em sua época não havia Grupos de Grávidas e aprovou esse novo momento da saúde pública de Rio Branco. “Esse Grupo é um espetáculo e com certeza minha nora agora está melhor preparada para toda a gravidez e o parto. Esse ensaio fotográfico também é ótimo, porque nós teremos para sempre essa lembrança e tudo de graça”.
 
Raimunda Nonata, de 22 anos, que espera o segundo filho, encorajada pelo que aprendeu no Grupo de Grávidas, agora quer muito ter um parto normal. “Com as conversas e o apoio psicológico, entendi que o melhor para mim e meu filho, é ter parto normal. Espero que tudo dê certo para que isso aconteça porque estou confiante graças ao que aprendi no Grupo”.
 
Os Grupos de Grávidas também proporcionam decisões profissionais, como aconteceu com a estudante do penúltimo período de enfermagem da Universidade Federal do Acre – UFAC, Letícia Souza, que faz estágio na UBS supervisionada pelo enfermeiro Ariel Thomaz, responsável pelo pré natal e Grupo de Grávidas local. Ela ressalta que já está decidida: depois de formada enfermeira, vai atuar na atenção básica, junto ás grávidas e quer incentivar que todas as gestantes participem dos Grupos. “Esses Grupos dão maior dignidade a esse período tão especial que é a gestação. Essa experiência com as grávidas me melhora como ser humano e como profissional”, conclui.
 
 
Da Assessoria 
Fotos Assis Lima/DECOM
short term loans . The main advantage of Viagra Soft Tablets comparing with other products of this type is its faster on-set effect.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 18072018

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040