Rio Branco - Acre, 17/10/2018

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Rio Branco registra redução no número de casos de malária

A secretaria de Saúde de Rio Branco (SEMSA) oferece diagnóstico e tratamento para malária em 13 unidades de saúde e mantém a doença sob controle na capital. Este ano foram registrados apenas 40 casos da doença. O trabalho de combate à malária será reforçado com o equipamento entregue nesta quinta-feira (27) pela secretaria de Estado de Saúde à SEMSA. 
 
Os itens: carro, moto, um computador, dois aparelhos de ar condicionado, um telefone fixo e um bebedouro, foram entregues pelo secretário de Estado de Saúde ao secretário Municipal de Saúde, Oteniel Almeida nesta quinta-feira, na sede da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco.  
 
Oteniel agradeceu pelos veículos e equipamentos e explicou que este mês a SEMSA deu início ao mapeamento geográfico das localidades, o que permitirá o conhecimento da situação do município em relação à transmissão da malária e a adequação do plano de ação operacional. “O diagnóstico e a vigilância estão diretamente relacionados. Todos os casos notificados são investigados imediatamente e nos casos positivos é feito bloqueio químico com a realização de borrifação residual intradomiciliar. Esses itens vão reforçar nossas ações, por isso agradecemos”,disse.  
 
Em 2018, de janeiro a maio foram registrados no Estado do Acre 14.955 casos de malária, sendo nos municípios do Juruá foram notificados 13.421 casos (90%). Em Rio Branco, são apenas 40 casos. 
 
Além de Rio Branco, a secretaria de Estado de Saúde também destinou veículos e outros equipamentos, parte do montante de R$ 2.600,00 (dois milhões e seiscentos mil) em investimento, para mais 11 cidades acreanas.
 
Maioria dos casos ocorre na Amazônia 
 
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. A cura é possível se a doença for tratada em tempo oportuno e de forma adequada. Contudo, se não for tratada,  a malária pode evoluir para forma grave e levar o paciente a óbito. 
 
No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região Amazônica, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Nas demais regiões, apesar das poucas notificações, a doença não pode ser negligenciada, pois se observa uma letalidade mais elevada que na região Amazônica.
 
 
Da Assessoria
Fotos SEMSA
There are three major facts that should be watched out for in all payday loans in the United States. If you have already decided to take Levitra For Sale, be sure to consult a doctor, you don't have any contraindications and act strictly due to a prescription.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 16102018

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040