Rio Branco - Acre, 17/10/2018

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Semana do Aleitamento Materno: Teste da Mãezinha poderá ser realizado gratuitamente em Rio Branco

Com o objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Governo do Estado lançou nesta quinta-feira(2), na Policlínica Barral y Barral, o Programa de Proteção à Gestante que disponibiliza às futuras mamães acompanhadas pela rede pública de saúde a testagem do papel filtro, popularmente conhecido como teste da Mãezinha. Parte da programação alusiva à Semana Mundial de Aleitamento Materno o ato de lançamento do novo serviço reuniu servidores, gestores e usuários do rede pública de saúde.
 
O teste rápido especifico para gestantes permite detectar 40 doenças transmissíveis ao bebê como Hepatite e Toxoplasmose. A primeira gestante a fazer o exame foi Kézia Galvão. Grávida de 32 semanas, Kézia faz o pré-natal na rede municipal de saúde, a primeira ultrassonografia já permitiu saber que o bebê é uma menina. “Fiz todas as consultas e exames recomendados. Estou tendo uma gravidez tranquila. Acredito que esse vai confirmar que tá tudo bem, vou ficar ainda mais segura”, disse Kézia.
 
Tecnologia
 
Disponibilizado na rede pública, em Rio Branco, o Teste da Mãezinha será feito pelo laboratório Vitalab. O contrato de prestação de serviço foi assinado pela prefeita Socorro Neri e pelo representante legal do laboratório, Bruno Sena no ato de lançamento do novo serviço. Na oportunidade, o diretor técnico do laboratório falou aos presentes sobre materiais e técnica utilizados para a realização do exame, que não exige jejum para ser feito.
 
O secretário de Estado de Saúde, Rui Arruda, destacou o pioneirismo do Acre em ações para garantir a qualidade de serviços de saúde. “Juntos, mais uma vez, o Acre sai na frete com tecnologias e técnicas em saúde. A prevenção ainda é a melhor alternativa para garantir uma gravidez saudável”, disse Rui Arruda.
 
O Teste da Mãezinha integra uma séria de ações desenvolvidas pelo Governo e Prefeitura, desde obras de saneamento, construção de novas unidades, atendimento e acompanhamento em saúde. “São cuidados que hoje ganham reforço com o Teste da Mãezinha”, destacou a prefeita Socorro Neri.
 
Os investimentos permitiram reduzir os índices colocando Rio Branco entre as cidade com menor índice de maternidade – 11 óbitos a cada 100 mil habitantes, taxa bem abaixo do que a aceitável pela Organização Mundial de Saúde que é de 20 óbitos por mil habitantes.
 
Atendimento à gestante
 
Referência no atendimento a mulheres e crianças, a Policlínica Barral y Barral mantém programa permanente de acompanhamento às gestantes. Além de consultas médicas, na unidade, as usuárias do Sistema Municipal de Saúde têm acesso a exames de ultrassonografia, testes rápidos, exames laboratoriais. “Isso é olhar para a população de Rio branco buscando prevenir, não apenas tratar quando a população já está doente. A gestão que me antecedeu coloca pra nós a responsabilidade e o desafio de dar continuidade a esse trabalho e seguir avançando, ainda mais na redução da mortalidade materna e infantil”, disse a prefeita Socorro Neri ao agradecer o empenho da equipe representada pelas coordenadora da Policlínica Barral y Barral, Oldenize Cunha e Patrícia Souza.
 
Atualmente, a rede Municipal de Saúde garante o acompanhamento de 4.900 grávidas. O Programa de Acompanhamento à Gestante garante Pré-Natal com no mínimo 7 consultas e dois exames de ultrassonografia. “Em tempos tão difíceis, é o esforço que fazemos para garantir o acompanhamento integral da gestante, diagnóstico precoce e acompanhamento da criança, visando sempre saúde e bem estar da mãe e da criança”, destacou o secretário Municipal de Saúde, Oteniel Almeida.
 
 
Da Assessoria
Fotos Assis Lima/DECOM
short term loans . But at the same time, it acts only with sexual arousal. Viagra has a number of advantages in comparison with injections in the sexual organ or other procedures aimed at treatment of impotency.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 16102018

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040