Rio Branco - Acre, 15/10/2018

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Outubro Rosa: exposição na OCA abre campanha de enfrentamento ao câncer de mama em Rio Branco

O mês de outubro é dedicado à prevenção do câncer de mama. Conhecido por Outubro Rosa, é durante este mês que a Área Técnica de Saúde  da Mulher, Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) intensifica suas campanhas de enfrentamento ao câncer de mama. Nesse contexto, a Semsa abriu nesta quinta-feira, 4, a exposição “A Mulher e o Câncer de Mama”, na OCA de Rio Branco. A mostra reúne quadros educativos sobre a doença. A exposição se encerra no dia 31 de outubro. “E aqui, no próximo dia 9 estaremos com equipes atendendo as mulheres que trabalham na OCA com exames de PCCU,  vacinas, mamografia, aferição de pressão arterial e  teste de glicemia capilar”, informou Tereza Mont´Alverne, coordenadora da AT da Mulher, Criança e Adolescente da Semsa.
Quem visita a exposição considera de fundamental importância ações como essa. “Eu tive um problema mas estou sendo muito bem acompanhada pelos médicos da Prefeitura”, relatou  dona Maísa Silva de Oliveira, moradora do bairro Taquari. Ela tem como referência o Centro de Saúde Claudia Vitorino.
A estudante Maria Alcenilda mora no Belo Jardim e nesta quinta-feira esteve na OCA para resolver questões de sua documentação. Aproveitou para ler com cuidado e atenção os quadros da exposição. “Acompanhei o drama da atriz Angelina Jolie e tomo cuidado. Ações como esta, de informar a  população, especialmente às mulheres, são muito importantes na minha opinião”, disse Maria.
No Estado do Acre, no ano de 2017, foram contabilizados 698 casos novos de câncer, sendo 291 casos em homens adultos, 377 casos em mulheres adultas. Dos principais casos diagnosticados, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens (61 casos), seguido pelo câncer de estômago (29 casos); entre as mulheres o mais frequente foi o câncer de mama (96 casos), seguido do câncer de colo do útero (93 casos). No ano de 2017 foram a óbito 29 mulheres por câncer de mama.
 
Câncer de mama é o 2º que mais aflige mulheres
 
O câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Entretanto, se for descoberto no começo, o tratamento para o câncer de mama é mais eficaz, podendo evitar terapias mais agressivas e reduzir a mortalidade. Nesse mês as mulheres entre 50 a 69 anos de idade são conscientizadas a realizar o exame de mamografia. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exames de mamografia para as mulheres em todas as faixas etárias. A recomendação médica, é que a avaliação antes dos 35 anos deve ser feita somente em casos específicos.
Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.
 
Com a detecção precoce do câncer de mama, as chances de cura para a doença aumentam muito, e todas as mulheres precisam se conscientizar sobre a importância dos exames.  Ressalta-se ainda a necessidade de se realizar ações de promoção e prevenção nas Unidades Básicas de Saúde ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.
 
Prefeitura intensifica mamografias e exames para mulheres de 50 a 69 anos
 
Ainda como parte da programação do Outubro Rosa, a Prefeitura de Rio Branco, por meio das unidades básicas de saúde e do Centro de Apoio e Diagnóstico intensificará a realização dos exames de mamografia de rastreamento na faixa etária de 50 a 69 anos, conforme recomendação do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Não existe uma causa única para o câncer de mama, que é mais comum em mulheres (apenas 1% dos casos são diagnosticados em homens) e tem na idade um dos mais importantes fatores de risco para a doença. Cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença.
 
Dos vários estudos realizados, descobriu-se que adotar medidas simples no dia a dia, pode ajudar na prevenção do câncer em até 30%. Evitar o cigarro, praticar atividades físicas de forma regular, monitorar o peso corporal, evitar bebidas alcoólicas e amamentar, são exemplos de formas de precaução.
 
 
 
 
 
 
 

Da Assessoria
Fotos: Fagner Delgado/Asscom

 
 
 
 
 
There are three major facts that should be watched out for in all payday loans in the United States. In this section we give only a brief summary recommendation for admission of Levitra. Full information can be found in the instructions for receiving medications with vardenafil.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 10102018

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040