Rio Branco - Acre, 22/03/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Prefeitura de Rio Branco leva Outubro Rosa para área rural

A Prefeitura, por meio da secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) leva ações de prevenção contra o câncer de mama a agricultoras, ribeirinhas e donas de casa, que vivem na área rural Rio Branco. A ação do outubro Rosa foi realizada nesta quarta-feira, na unidade de saúde Sebastiana Prado, no Projeto Figueira, KM 58 da Estrada Transacreana, na Vila Verde.
 
A ação coordenada pela área técnica da Saúde da Mulher da SEMSA desenvolvida por dois médicos e cinco enfermeiros incluiu consultas, palestras, orientação sobre o autoexame das mamas, rastreamento de mamografia e exame de PCCU.
De acordo com a faixa etária, casos de câncer na família, e a necessidade, as mulheres recebem encaminhamento para a realização de mamografias e ultrassonografias mamárias – ofertadas gratuitamente pela SEMSA em Rio Branco.
 
A forma correta da realização do autoexame da mama, que pode detectar nódulos de forma precoce, foi repassada para as mulheres de forma conjunta e individualizada. O médico Roney Firmino, que atua na Unidade de Saúde, cita que a informação que chega às mulheres, pode salvar vidas. “Parece simples, mas a informação correta e o autoexame são muito importantes. Elas, em casa, fazendo o autoexame, podem detectar problemas ainda no início e buscar tratamento de forma precoce, o que favorece a cura. Por isso ações como essa, envolvendo vários profissionais, são muito importantes”, explicou o médico.
 
A agricultora Maria Ferreira, de 69 anos, que mora no KM 80 da Transparana, foi até a unidade de saúde, levando a filha Alessandra, de 25. Na família dela já houve casos de câncer. Juntas, elas receberam orientações sobre a forma adequada de fazer o autoexame da mama. “Aprendemos: é simples e a gente pode repassar ainda para outras mulheres da família e vizinhas. Foi bom ter vindo, porque aqui para gente, a orientação é muito importante”, relata.
 
Tereza Mont’Alverne, coordenadora da Área Técnica da Mulher da SEMSA, ressalta que as informações repassadas para as mulheres em ações como essa são multiplicadas e o efeito é positivo. Além disso, a SEMSA aproveita as ações do Outubro Rosa, que tem como destaque, o câncer de mama, para também realizar o PCCU, exame que detecta câncer de colo de útero. “Aqui, a maioria que veio, realiza o PCCU, o que otimiza o atendimento. Então a ação pode, de fato, salvar vidas, por meio da prevenção de câncer de ama e do colo do útero”, cita a enfermeira.
 
E foi exatamente o que fez a agricultora Eliza do Nascimento, de 59 anos. Recebeu orientação sobre o câncer de mama, realizou o PCCU e terá acesso ao resultado na própria unidade de saúde, sem ter que ir à cidade. “É bom demais a gente receber essas informações e fazer também o PCCU aqui tudo perto de casa. A gente da zona rural sente que é lembrada e assim, se sente valorizada”, conclui ela.
 
 
Da Assessoria
Fotos Fagner Delgado/DECOM
The main criterion for them is your ability to repay any Wisconsin Loans Online, they are not interested in your previous attempts, the current one is all that matters. Of course, the choice is not that easy, as there exist great number of different preparations. Notwithstanding, Cialis Online is the one that definitely differs from all other products.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 18032019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040