Últimas Notícias
Paisagismo em rotatórias deixa Rio Branco mais bonita e com melhor qualidade de vida para todos
- Detalhes
-
Publicado em Sábado, 24 Novembro 2018 12:59
As rotatórias nas avenidas, vias estruturantes e mais 70 pontos de jardinagem de Rio Branco são tratados com muito carinho pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia). Plantas de ornamentação são especialmente cultivadas para esses espaços levando em conta o clima de extremos do Acre –chuvas torrenciais ou sol escaldante. “Usamos plantas perenes, que demandam menos manutenção e suportam a diversidade climática”, explicou Cleuza Rigamonte, diretora do Departamento de Espaços Públicos e Paisagismo da Semeia. Nesse contexto, espécies como a mini alamanda, que dá uma flor amarela, e a mini ixora, de flor vermelha, são muito presentes em várias rotatórias, como a do Lago do Amor, entre a Via Verde, a BR 364, e a Estrada Dias Martins.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Paola Daniel, a gestão da prefeita Socorro Neri fez avançar substancialmente o cuidado com os espaços públicos no que diz respeito à urbanização e paisagismo ao incorporar onze praças e ampliar o número de jardineiros. “As praças do Centro Histórico da capital, que eram mantidas pelo Governo do Estado, foram incorporadas aos cuidados da Prefeitura de Rio Branco”, confirmou Paola Daniel. Desde setembro último, equipes de diferentes secretarias trabalham na revitalização dessas praças ao mesmo tempo em que mantém ações rotineiras nos bairros.
As rotatórias são uma solução eficiente para disciplinar o fluxo de veículos em Rio Branco mas também são espaços que embelezam o ambiente urbano.
Para garantir o paisagismo nesses e em outros espaços, a Semeia mantém um viveiro em sua sede, no Horto Florestal de Rio Branco, que produz 150 mil mudas ao ano. Nada menos que 250 espécies diferentes são produzidas ali, tudo para deixar a cidade muito mais bonita e com melhor qualidade de vida para a população.
Da Assessoria
Fotos: Assis Lima/Asscom