Rio Branco - Acre, 25/08/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Programa da Prefeitura promove convivência social saudável a crianças de Rio Branco

Assistentes sociais, servidores da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) e famílias voluntárias reuniram-se na tarde desta sexta-feira, 14, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no Manoel Julião, para celebrar os bons resultados do programa Família Acolhedora.
 
A Prefeitura de Rio Branco por meio da SEMCAS, em parceria com a 2ª Vara da Infância e da Juventude realiza o programa “Família Acolhedora” desde 2015. Para a secretária de cidadania e assistência social,Dôra Araújo, este “é um lindo programa, onde a família voluntária, é capacitada, e através do envolvimento de amor e solidariedade oferta esse acolhimento a crianças que necessitam”.
 
Criado em 2013, o programa foi regulamentado pela Lei º 2.150 de 09 de dezembro de 2015 que dispõe sobre a Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Atualmente, o programa conta com quatros famílias em processo de capacitação para acolhimento de crianças de 0 a 6 anos e garantiu seis acolhimentos.
 
Acolhimento Familiar
 
O Programa Família Acolhedora oportuniza lares provisórios para crianças em situação de vulnerabilidade. “Uma criança que está em situação de vulnerabilidade pode encontrar proteção no seio familiar, é então que nosso serviço faz a diferença ao permitir que famílias voluntárias possam, de forma temporária ofertar acolhimento a essa criança que necessita”, explicou Crispim Saraiva, coordenador do Serviço de Acolhimento Familiar.
 
Para o diretor da 2ª Vara da Infância e da Juventude, Antônio Capistana “o Programa é um sucesso”. O diretor falou às famílias sobre a força da união “vemos aqui famílias dispostas a fazer a diferença. Temos de nos aproximar mais em 2019 para vencer os desafios juntos e garantir direitos das crianças”.
 
Fazendo a diferença
 
A família do professor José de Arimateia foi pioneira no acolhimento familiar em Rio Branco. Arimateia contou que a família, com seis integrantes, se voluntariou ao conhecer o programa, ainda em 2014. “Todos passamos por entrevistas, acompanhamento psicossocial e 2017 recebemos, por período de oito meses, duas crianças. É uma experiência única e transformadora”.
 
Assim como a família do José, pode se cadastrar no programa qualquer família com residência na cidade, seja casados, conviventes em união estável, solteiros, viúvos ou divorciados. A família cadastrada não se habilita a processo de adoção, mas sim de guarda provisória.
 
A família acolhedora cadastrada recebe capacitação e acompanhamento psicossocial, com profissionais de psicologia e assistência social. Basta procurar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, localizado na Rua Tâmisa, 222-326, bairro Geraldo Fleming ou contatar o CREAS através do 3223-6768.
 
 
Da Assessoria
Fotos Fagner Delgado/DECOM
The majority of financial loan companies provide the service of getting North Carolina Loans Online for U.S. citizens. But it is worth noting that these tests were carried out on the blood cells. Therefore, it's too early to say about scientific evidence of Viagra Without Prescription influence on blood clots.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

Capa-Dia-a-Dia-23-08

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040