Rio Branco - Acre, 19/02/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Emoção marca formatura da 1ª turma da Educação de Jovens e Adultos na área rural de Rio Branco

Os alunos da 1ª turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da escola municipal Luiza de Lima Cadaxo, localizada no Polo Agroflorestal Hélio Pimenta, distante 19 quilômetros da capital, receberam nesta quinta-feira, 20, o certificado de conclusão do Ensino Fundamental. O evento reuniu familiares, professores, ex-professores, coordenadores e gestores da secretaria municipal de Educação (Seme).
 
Os adultos formados concluíram cinco anos de estudos equivalentes aos I e II ciclos do Ensino Fundamental. Aos 73 anos de idade, Margarida Silva, teve como padrinho um dos doze filhos, de quem recebeu o anel de formatura. “Vencemos mais uma etapa, recebemos mais uma conquista. A Vitória está em nossas mãos”, disse ao conduzir o juramento da turma.
 
Produtor rural, Osvaldo Cesário, falou das dificuldades que teve que vencer para concluir o fundamental, aos 56 anos idade. “Não é fácil não. Trabalhar o dia todo no roçado, à noite percorrer o ramal pra chegar na escola. Mas nada é fácil, a gente precisa correr atrás. Todo mundo ajudava e hoje a gente está aqui”, disse seu Osvaldo, que estudou e se formou junto com a mulher dele, e foi à formatura acompanhado pelos filhos e sobrinhos.
 
Com a filha no colo e lágrimas nos olhos, Juliana Vieira falou do sentimento de gratidão. “Não foi fácil, foram muitas as dificuldades, mas muitas também as pessoas que nos ajudaram. Quero a agradecer a cada um que nos ajudou a vencer essa jornada”.
 
Orgulhosa, Adriana, a professora da turma, falou do sentimento do dever cumprido. “Foi a minha primeira experiência como professora. Assim como eles, também tive dificuldades. Me identifiquei com os alunos que são pessoas esforçadas, determinadas, que vinham pra aula com vontade de aprender”.
 
“Parabéns a todos pela perseverança para vencer essa caminhada de cinco anos. Uma caminhada cheia de encontros, desencontros, muitas histórias, Mas vocês resistiram e nós, da EJA ficamos muito satisfeitos. Que venham novas conquistas. Parabéns a cada um de vocês”, disse a coordenadora da EJA do Município, Jussara Bonfim.
 
Compromisso com a educação
 
A escolarização de pessoas com idade acima de 15 anos não é atribuição da municipalidade. Ainda assim, em Rio Branco, a EJA também está entre as prioridades. Em parceria com o governo do Estado, a modalidade é ofertada em 11 escolas da rede municipal de educação. “O município colabora com o esforço do Governo do Estado de efetivar a Educação de Jovens e Adultos. Em 2019 vamos intensificar esse esforço para que sigamos avançando para que, muot em breve não tenhamos pessoas sem saber ler e escrever, e que nenhum jovem que queira estudar esteja fora do escola. Nosso compromissos é garantir a efetivação do direito à aprendizagem a todas a pessoas, entre elas aquelas que não tiveram oportunidade na idade certa”, ressalta a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri.
 
Voltada a jovens e adultos que, por qualquer motivo, precisaram interromper os estudos, a EJA já transformou a vida de milhares de pessoas. Na escola Luiz Cadaxo, o atual diretor, o professor João Silva, destaca o esforço de todos envolvidos com a educação na região. “Os alunos são alunos que trabalham com a terra, de sol a sol, e todos os dias venciam o cansaço, a distância, para vir à noite à escola. Nossa equipe, a equipe da Seme, a Prefeitura não mediu esforço para garantir os recursos necessários. Posso dizer que o transporte escolar, conquistado com muito esforço e a merenda de qualidade, foram grandes aliados para a garantia da permanência na escola e do sucesso da aprendizagem dos alunos”.
 
Ex-aluno da Luiza Cadaxo, hoje professor e diretor eleito para o quadriênio 2018-2022, Izaquel Oliveira falou dos planos de sua gestão. “Nosso plano de trabalho inclui reforma e ampliação do espaço, bem como a criação de novas turmas de EJA. Já estamos nos preparando para, como fazemos todos os anos, fazer a busca ativa, ir de casa em casa, incentivar a volta às aulas.
 
“A EJA é um dos programas fantásticos da Prefeitura e do Estado que colabora com a inclusão de alunos em distorção idade/série, fazendo todo o processo de motivação para que eles voltem a estudar, isso tem sido importante porque a maioria tem conseguido concluir o ensino fundamental e dar sequência aos estudos em nível superior. É um trabalho que fazemos em regime de colaboração e o objetivo é que continue, destacou o secretário de Educação, Márcio Batista.
 
 
Da Assessoria 
Fotos Fagner Delgado/DECOM
personal loans online . Therefore, we can say that the active substances in its composition are more perfectly mixed. Vardenafil is not only present in the original Levitra, but also as part of its analogs.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 08022019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040