Rio Branco - Acre, 20/08/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Emoção marca formatura da 1ª turma da Educação de Jovens e Adultos na área rural de Rio Branco

Os alunos da 1ª turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da escola municipal Luiza de Lima Cadaxo, localizada no Polo Agroflorestal Hélio Pimenta, distante 19 quilômetros da capital, receberam nesta quinta-feira, 20, o certificado de conclusão do Ensino Fundamental. O evento reuniu familiares, professores, ex-professores, coordenadores e gestores da secretaria municipal de Educação (Seme).
 
Os adultos formados concluíram cinco anos de estudos equivalentes aos I e II ciclos do Ensino Fundamental. Aos 73 anos de idade, Margarida Silva, teve como padrinho um dos doze filhos, de quem recebeu o anel de formatura. “Vencemos mais uma etapa, recebemos mais uma conquista. A Vitória está em nossas mãos”, disse ao conduzir o juramento da turma.
 
Produtor rural, Osvaldo Cesário, falou das dificuldades que teve que vencer para concluir o fundamental, aos 56 anos idade. “Não é fácil não. Trabalhar o dia todo no roçado, à noite percorrer o ramal pra chegar na escola. Mas nada é fácil, a gente precisa correr atrás. Todo mundo ajudava e hoje a gente está aqui”, disse seu Osvaldo, que estudou e se formou junto com a mulher dele, e foi à formatura acompanhado pelos filhos e sobrinhos.
 
Com a filha no colo e lágrimas nos olhos, Juliana Vieira falou do sentimento de gratidão. “Não foi fácil, foram muitas as dificuldades, mas muitas também as pessoas que nos ajudaram. Quero a agradecer a cada um que nos ajudou a vencer essa jornada”.
 
Orgulhosa, Adriana, a professora da turma, falou do sentimento do dever cumprido. “Foi a minha primeira experiência como professora. Assim como eles, também tive dificuldades. Me identifiquei com os alunos que são pessoas esforçadas, determinadas, que vinham pra aula com vontade de aprender”.
 
“Parabéns a todos pela perseverança para vencer essa caminhada de cinco anos. Uma caminhada cheia de encontros, desencontros, muitas histórias, Mas vocês resistiram e nós, da EJA ficamos muito satisfeitos. Que venham novas conquistas. Parabéns a cada um de vocês”, disse a coordenadora da EJA do Município, Jussara Bonfim.
 
Compromisso com a educação
 
A escolarização de pessoas com idade acima de 15 anos não é atribuição da municipalidade. Ainda assim, em Rio Branco, a EJA também está entre as prioridades. Em parceria com o governo do Estado, a modalidade é ofertada em 11 escolas da rede municipal de educação. “O município colabora com o esforço do Governo do Estado de efetivar a Educação de Jovens e Adultos. Em 2019 vamos intensificar esse esforço para que sigamos avançando para que, muot em breve não tenhamos pessoas sem saber ler e escrever, e que nenhum jovem que queira estudar esteja fora do escola. Nosso compromissos é garantir a efetivação do direito à aprendizagem a todas a pessoas, entre elas aquelas que não tiveram oportunidade na idade certa”, ressalta a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri.
 
Voltada a jovens e adultos que, por qualquer motivo, precisaram interromper os estudos, a EJA já transformou a vida de milhares de pessoas. Na escola Luiz Cadaxo, o atual diretor, o professor João Silva, destaca o esforço de todos envolvidos com a educação na região. “Os alunos são alunos que trabalham com a terra, de sol a sol, e todos os dias venciam o cansaço, a distância, para vir à noite à escola. Nossa equipe, a equipe da Seme, a Prefeitura não mediu esforço para garantir os recursos necessários. Posso dizer que o transporte escolar, conquistado com muito esforço e a merenda de qualidade, foram grandes aliados para a garantia da permanência na escola e do sucesso da aprendizagem dos alunos”.
 
Ex-aluno da Luiza Cadaxo, hoje professor e diretor eleito para o quadriênio 2018-2022, Izaquel Oliveira falou dos planos de sua gestão. “Nosso plano de trabalho inclui reforma e ampliação do espaço, bem como a criação de novas turmas de EJA. Já estamos nos preparando para, como fazemos todos os anos, fazer a busca ativa, ir de casa em casa, incentivar a volta às aulas.
 
“A EJA é um dos programas fantásticos da Prefeitura e do Estado que colabora com a inclusão de alunos em distorção idade/série, fazendo todo o processo de motivação para que eles voltem a estudar, isso tem sido importante porque a maioria tem conseguido concluir o ensino fundamental e dar sequência aos estudos em nível superior. É um trabalho que fazemos em regime de colaboração e o objetivo é que continue, destacou o secretário de Educação, Márcio Batista.
 
 
Da Assessoria 
Fotos Fagner Delgado/DECOM
In particular, Payday Loans Texas can cater to the needs of its residents. You can buy Levitra Super Force profitably on our web-site; we offer the medications only of the highest quality and at reasonable prices.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 16082019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040