Rio Branco - Acre, 17/02/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Prefeitura de Rio Branco divulga resultado da análise de açaí comercializado na Capital e orienta população

A prefeitura de Rio Branco divulgou nesta sexta-feira, 1, os resultados da análise do açaí comercializado em Rio Branco. A apresentação do relatório foi feita pelos secretários municipais de Saúde, Oteniel Almeida, e de Agricultura Familiar e de Desenvolvimento Econômico, Elyson Souza, em coletiva à imprensa, na sala de reuniões da sede da Prefeitura.
 
Segundo o relatório, das amostras coletadas nos mercados do Conjunto Manoel Julião, Ceasa, Quinze e Mercado Elias Mansour, todos apresentaram resultados satisfatórios, exceto o laudo da amostra coletada no mercado Elias Mansour e entorno, que apresentou resultado positivo para fragmentos de DNA de Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas. A coleta das amostras foi feita durante os meses de novembro e dezembro de 2018, e de janeiro de 2019.
 
“Importante ressaltar que a fiscalização é rotineira e nos últimos dois anos nenhuma inconsistência foi encontrada. Desta vez, encontramos resultados positivos para a análise do protozoário transmissor da doença de Chagas, e iniciamos imediatamente os procedimentos protocolares”, explicou Oteniel Almeida.
 
De posse do resultado, o Poder Público Municipal iniciou os procedimentos de Vigilância em Saúde com ações preventivas e de orientação aos comerciantes que vendem o produto. A primeira medida foi retirar de comercialização o açaí de procedência desconhecida. Em seguida, o chamamento público para exames de prevenção, prioritariamente, as pessoas que tenham consumido açaí do Mercado Elias Mansur no período entre novembro e dezembro de 2018 e janeiro de 2019.
 
Os exames poderão ser feitos no Centro de Apoio e Diagnóstico (CAD), ao lado do Lacen. “O exame é gratuito e o resultado sai em três dias”, explicou o secretário de Saúde, Oteniel Almeida, enfatizando é importante fazer o exame, pois a doença, numa fase crônica, pode levar a óbito. “No CAD haverá uma equipe para fazer especificamente esse tipo de exame, que é realizado de forma simples e rápida”, acrescentou.
 
Cartilha
 
As medidas para garantir a qualidade do açaí comercializado em Rio Branco incluem ações educativas voltadas aos comerciantes e os manipuladores do produto. Para tanto, a equipe de Vigilância Sanitária do Município preparou uma cartilha orientações de preparo, armazenagem e orientação da polpa de açaí de forma adequada, higiênica e segura.
 
 
Da Assessoria
Fotos Assis Lima/DECOM e Tattiana Jiménez/SEMSA
There are three major facts that should be watched out for in all payday loans in the United States. Therefore, we can say that the active substances in its composition are more perfectly mixed. Vardenafil is not only present in the original Levitra, but also as part of its analogs.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 08022019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040