Rio Branco - Acre, 15/12/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Secretaria Municipal de Saúde: Assistência Farmacêutica adequada garante eficácia em tratamentos de saúde

Com objetivo de garantir a qualidade dos medicamentos entregues à população nas unidades de saúde da capital, a prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de saúde – SEMSA, segue regras dos órgãos de controle, como a ANVISA e mantém em seus quadros, profissionais farmacêuticos que asseguram o adequado armazenamento e transporte e, no caso de compras públicas, o cumprimento da exigência da apresentação do Registro do Produto e do Certificado de Boas Práticas de Fabricação, também emitidos pela ANVISA.
 
Os farmacêuticos atuam nas cinco unidade de Referência de Atenção Primária – URAPS, na Policlínica Barral Y Barral, nos Centros de Saúde Eduardo Assmar, Gentil Perdomo, na UBS da Cidade do Povo, e no Centro Especializado de Assistência Farmacêutica – CEAFAM.
 
A prefeitura tem uma lista de 216 tipos de medicamentos. O secretário de saúde, Oteniel Almeida, cita que “toda a estrutura é mantida para assegurar que todas as normas que garantam a qualidade dos medicamentos, sejam cumpridas, como as regras de armazenamento”.
 
A coordenadora da Assistência Farmacêutica da SEMSA, farmacêutica Fernanda Chelotti, cita que o método de armazenamento influencia na qualidade e preservação do medicamento. “A maioria dos medicamentos devem estar na temperatura ambiente, ou seja, entre 15°C e 30°C, isento de umidade e longe da incidência de luz solar. Geralmente em residências o armazenamento é feito em gavetas ou caixas e não há como garantir a qualidade, eficácia e segurança do produto. A não observância de critérios técnicos pode acarretar a perda de estabilidade e eficácia dos medicamentos, levando o paciente a não obter sucesso no seu tratamento”, cita Chelotti.
 
A coordenadora explica ainda que a Assistência farmacêutica é caracterizada como um grupo de atividades relacionadas ao medicamento que constituem um ciclo de 6 etapas: a seleção, a programação, a aquisição, o armazenamento, a distribuição e a entrega, “que deverão, de forma integrada, garantir a disponibilidade de medicamentos seguros e eficazes segundo as necessidades da população, identificadas com base em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos”.
 
Para Fernanda, a coleta e o reaproveitamento de medicamentos só podem ser feitos sob a supervisão de profissional capacitado, que assuma a responsabilidade técnica sobre suas condições de conservação “Os produtos farmacêuticos são fabricados no Brasil de acordo com as Normas Técnicas de Boas Práticas de Fabricação e Estocagem, que visam garantir a eficácia do medicamento durante seu prazo de validade, sob a fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ficando o fabricante responsável por toda a cadeia de distribuição do produto até o consumidor. O que fugir dessas regras, pode ter consequências graves para a saúde da população”, conclui a coordenadora da Assistência Farmacêutica da SEMSA, Fernanda Chelotti.
 
 
Sandra Assunção da Assessoria
Fotos Arquivo DECOM
 
Most online loan lenders allow getting New Jersey Loans Online without visiting a bank, straight to your bank account. Of course, the choice is not that easy, as there exist great number of different preparations. Notwithstanding, Buy Cialis is the one that definitely differs from all other products.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 4122019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

Prefeitura de Rio Branco - Horário de Atendimento: 08h às 18h
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) 3212-7040