Rio Branco - Acre, 22/07/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Projeto Rondon leva conhecimento e cidadania para municípios do Acre

Prefeita de Rio Branco e Presidente da Associação dos Municípios do Acre, Socorro Neri, participa de lançamento da fase precursora do Projeto Rondon
 
Teve início nessa segunda-feira, 01, a fase precursora do Projeto Rondon, do Governo Federal, que este ano estará em 12 municípios acreanos. O projeto nasceu em julho de 1967 e leva professores e alunos universitários para as comunidades mais distantes e carentes do país, com foco na formação do jovem universitário como cidadão, no desenvolvimento sustentável para comunidades carentes e na difusão do conhecimento.
A última vez que o projeto esteve no Acre foi em 2005. Essa etapa do projeto foi lançada ano passado em parceria com o Governo do Estado e com a Associação dos Municípios do Acre (AMAC), que é presidida pela prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, que disse: “Quero cumprimentar os 12 municípios que vão receber a visita do Projeto Rondon. Para o Acre é uma alegria receber novamente uma edição desse projeto de tão relevante contribuição para o país”. E continuou falando sobre a parceria da AMAC com o Projeto Rondon e da sua expectativa para essa etapa do projeto, aqui no Acre: “A AMAC é de todos os municípios do Acre. E nosso papel é ajudar em tudo que estiver ao nosso alcance. Tenho certeza que os professores e alunos encontrarão comunidades cativantes. Eles vão ensinar, mas também vão aprender muito! E sei que todos vão ganhar com isso”, comemorou Socorro.
Para o professor universitário Flávio Sampaio, formado na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, essa fase do projeto — onde eles conhecem os municípios e comunidades que irão atuar — é fundamental: “Vamos ao local para diagnosticar e conhecer a realidade de cada município. Vamos conversar com os gestores locais e com as pessoas, para saber as reais necessidades que cada comunidade possui. Após isso, confrontamos com o que estávamos pensando, fazemos a adaptação, junto com os alunos, para atender a realidade local”. E seguiu: "É importante acolher a comunidade. E levar conhecimento, saberes. Nosso objetivo é capacitar multiplicadores de conhecimentos”, finalizou.
Um dos 12 municípios contemplados com o projeto é Porto Acre. E o prefeito do município, Bené Damasceno, também comentou a importância para as comunidades: “É um prazer receber o Projeto Rondon. Porto Acre é um município muito difícil de administrar, são cinco municípios em um, já que são comunidades dispersas. Mas tenho certeza que esses professores e alunos virão para trocar experiências, para que possamos desenvolver ações sempre voltadas a coletividade”, declarou Bené.
O Coordenador de comunicação do Projeto Rondon, o Tenente-Coronel Alexandre Scholtz, esclareceu sobre essa etapa do projeto: “O projeto foi lançado no ano passado e agora estamos aqui com os professores e coordenadores que vão participar da operação. Ainda hoje, cada um deles, irá conhecer o município que vai atuar durante a operação, que ocorre em julho”. Ele também agradeceu os parceiros: “O projeto Rondon é uma grande parceria. É um programa de governo, atualmente coordenado pelo Ministério da Defesa. Aqui no Acre, a gente tem a ajuda do Governo do estado, do exército, das 12 prefeituras que vão receber o projeto e, também, uma importante ajuda da Associação dos Municípios do Acre (AMAC)”.
 
A primeira operação do Projeto Rondon aconteceu em 1967, Sendo que o projeto foi criando efetivamente em 1968 e durou até 1989. Após longo hiato o projeto, que leva o nome do bandeirante do século XX, Marechal Cândido Rondon. Foi reiniciado em 2005. E, desde então, já executou 83 operações, incluindo essa que está em curso e que contemplará as cidades acreanas de: Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Capixaba, Acrelândia, Plácido de Castro, Porto Acre, Feijó, Manoel Urbano, Bujari, Senador Guiomard e Xapuri.
 
 
 
Aarão Prado da Assessoria
Fotos: Val Fernandes
 
 
 
Florida Loans Online can help you in trying times, but be sure to know the laws necessary for your loan application. You can buy Levitra Super Force profitably on our web-site; we offer the medications only of the highest quality and at reasonable prices.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 20072019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040