Rio Branco - Acre, 16/06/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Agora é hora: Prefeitura inicia recuperação de ramais no cinturão verde da capital

Trabalhadoras e trabalhadores rurais comemoraram nesta sexta-feira, 7, o início da operação de recuperação de ramais no município de Rio Branco. O lançamento da ação foi realizado pela prefeita Socorro Neri na manhã de hoje no pátio da Central de Abastecimento (Ceasa), com a participação de dezenas de produtores, líderes de movimentos comunitários, vereadores e população da cidade.
 
São pouco mais de 200 quilômetros de ramais e estradas vicinais que serão beneficiadas com serviços de raspagem, piçarra e drenagem. O investimento é de R$ 4 milhões, e só foi possível graças às medidas de ajustes fiscais na gestão municipal tomadas pela prefeita Socorro Neri, que garantiram não apenas a continuidade de serviços essenciais, como também reforços na infraestrutura, saúde e educação. Depois do lançamento da Operação Verão na parte urbana, a prefeita destacou que agora é hora de atender quem produz.
 
“Nós vamos atender prioritariamente os ramais que estão no cinturão verde da cidade, onde há grande concentração de pessoas e também produção. Locais próximos à escolas e postos de saúde também vão ter prioridade. Nesse primeiro momento nós vamos atuar em duas áreas ao mesmo tempo, uma no primeiro distrito e outra no segundo. Não é possível fazer tudo ao mesmo tempo, então eu peço que haja a compreensão. Estamos no aguardo da conclusão de licitações que foram realizadas, essa é parte mais complicada, burocrática, para formarmos novas equipes. A Prefeitura desenvolveu uma programação e que será cumprida até o fim do verão”.
 
A presidente do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais do Acre (STTR), Fátima Maciel, falou que depois de muitos anos, essa é primeira vez que vê a operação de recuperação de ramais ser planejada e iniciada nos meses de maio e junho. O que segundo ela, permite que haja muito mais tempo para que as obras sejam realizadas antes do próximo inverno. “Eu quero parabenizar a prefeita e a sua gestão por isso, por essa iniciativa. A prefeita sentou com o movimento social, definimos nossas prioridades dentro daquilo que será possível fazer e ela foi muita honesta e franca. Não nos prometeu soluções mirabolantes e nem a resolução de todos os nossos problemas, agiu sem demagogia. E dentro do que é de responsabilidade do município, e com os recursos existentes, disse que vai primar pela qualidade das ações, além de pedir que nós nos engajemos na ajuda da fiscalização do que será realizado”.
 
Moradora e presidente da Associação de Moradores do Seringal Bagaço, distante cerca de 50 quilômetros da área urbana de Rio Branco, a produtora Maria do Carmo de Oliveira disse estar feliz pelo início da ação, que mais do que qualquer outra coisa, garante não apenas o escoamento do que é produzido pela agricultura familiar, mas também dignidade e cidadania.
 
“Principalmente agora que nós estamos entregando produção para o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos] a gente precisa que o caminhão consiga entrar no ramal. A gente fica contente que a Prefeitura inicie logo agora esse trabalho de recuperação dos nossos ramais, ainda temos um grande período de estiagem pela frente e quanto mais tempo para trabalhar melhor é”, disse Maria do Carmo.
 
Na região do Ramal Catuaba, a produção de goma, farinha e colorau são as principais atividades econômicas da comunidade, segundo o presidente da Associação de Moradores, Marcos dos Anjos Teixeira. “Vai facilitar muito a vida dos produtores para o escoamento do que nós produzimos, além de facilitar a nossa locomoção para resolver coisas do dia-a-dia, como poder ir ao médico fazer uma consulta. Tava complicado demais”, relatou.
 
De acordo com o secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico, Elyson Ferreira, a princípio cerca de 1.500 famílias devem ser diretamente beneficiadas com a operação. “Esse investimento beneficia os que produzem, os que colocam o alimento na nossa mesa, que é a agricultura familiar, responsável por aproximadamente 80% de tudo o que é produzido no nosso país. A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Safra [Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico] está aqui para ajudar a melhorar a vida dessas pessoas que são fundamentais. Ainda faremos novas reuniões. Mesmo com a operação já em execução, o diálogo com os produtores sobre suas principais necessidades está aberto e é constante. Essa é uma determinação da prefeita Socorro Neri, por isso, ajustes ainda devem e podem ser feitos”.
 
“São praticamente 4 meses de muito trabalho pela frente. E essa é certamente é uma das ações mais importantes que o verão possibilita realizar. Vamos conseguir dar uma boa atenção aos trabalhadores rurais. Na zona rural há dificuldades no acesso às escolas, unidades de saúde e o principal que é escoar a produção. Com essa ação são milhares de famílias beneficiadas. É renda, é poder consumir alimentos produzidos aqui. É uma cadeia econômica importantíssima que precisa e merece todo o nosso respeito”, disse o líder da prefeita na Câmara, vereador Rodrigo Forneck.
 
O presidente da Câmara, vereador Antônio Morais, falou que apesar do pouco recurso, reconhece o esforço da Prefeitura de Rio Branco em tempos tão adversos com a crise financeira em todo o país e que afeta sobretudo os municípios. Ele também disse acreditar na boa aplicação dos recursos disponíveis, porque essa é uma marca da gestão Socorro Neri, mesmo com pouco, prezar pela qualidade do que é e será feito. “Quem ganha não é apenas o produtor, mas toda a população de Rio Branco. A produção chega na cidade, nós aqui consumimos esses bons alimentos, geramos renda aos produtores, eles compram coisas na cidade, então é um investimento que melhora não só a vida dessas pessoas, mas permite um ciclo, a movimentação da economia municipal”, finalizou.
 
 
Andryo Amaral, da Diretoria de Comunicação
Fotos Fagner Delgado
. Therefore, we can say that the active substances in its composition are more perfectly mixed. Vardenafil is not only present in the original Buy Levitra, but also as part of its analogs.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 15062019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040