Rio Branco - Acre, 12/08/2020

Prefeitura forma mais uma turma do Projovem em Rio Branco

Duzentos jovens concluíram o ensino fundamental por meio do programa na Capital

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Educação, realizou na última quinta-feira, 18, a formatura da turma de 2010 do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), que é executado pelo Município.
Foram duzentos jovens que receberam o certificado de conclusão do Ensino Fundamental pelo Projovem em uma cerimônia que aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil, Estrada Dias Martins. Os jovens estudantes, além de finalizarem o nível fundamental, tiveram a oportunidade de se qualificar profissionalmente.

Para a coordenadora do programa, Lídia Diógenes, ao longo da execução do ProJovem Urbano, o de Campo e o Adolescente, foi possibilitado a expansão do conhecimento por todo o município.
O ProJovem de Rio Branco está entre os cinco melhores do País. Durante todo o curso o aluno desenvolve um Plano de Orientação Profissional, (POP), junto a outras atividades. O POP possibilita ao aluno um melhor aproveitamento das oportunidades práticas e teóricas oferecidas no curso. Além disso, permite que ele faça uma projeção dos próximos passos de seu processo de qualificação profissional.

Para a formanda, Fernanda Leitão, o curso é sinônimo de aprendizagem e parceria, segundo ela esse é apenas o primeiro degrau rumo a sua realização profissional.

“Estou alcançando aqui, apenas um dos meus objetivos. Pretendo continuar estudando, me qualificando para em um futuro próximo contribuir ao município como a ótima enfermeira que irei me tornar. Estou muito feliz e quero continuar crescendo”, enfatiza.

O formando, Rocemildo Nascimento, afirma que o curso foi uma nova porta de oportunidades que se abriu para que ele pudesse voltar a buscar por seu lugar na sociedade no que diz respeito ao campo profissional.

“Se não fosse o Projovem, certamente eu estaria parado. Essa formatura para mim é uma vitória. O curso é uma porta que se abre para os jovens que assim como eu pararam de estudar e hoje podem recuperar o tempo perdido. O Projovem é um estimulo de vida”, pontua.

Para o prefeito em exercício e vereador de Rio Branco, Gabriel Fornek, essa é uma oportunidade que esses jovens têm de se qualificarem e contribuírem para as melhorias do município.

“O projeto foi uma grande iniciativa do governo Lula, para que o jovens que tiveram dificuldade de concluir os estudos pudessem voltar a estudar. Para o município é muito importante pois estamos colocando no mercado mais jovens com escolaridade regularizada, com qualificação profissional e que além de excelente mão de obra, são cidadãos com outros pensamentos a respeito da vida e que têm muito a contribuir com nossa sociedade”, conclui.

INFORMAÇÕES RIO ACRE

AQUIRI SHOPPING