Rio Branco - Acre, 11/08/2020

Aluna da escola Irmã Maria Gabriela Soares foi a grande vencedora do concurso

Aquinei Timóteo
Fotos: Adonay Melo

O Teatro Plácido de Castro ficou lotado hoje pela manhã, 25, de crianças de 14 escolas da Capital que participaram do “II Concurso de Redação Fiscal”, realizado pela prefeitura de Rio Branco em parceria com a Receita Federal do Brasil. O concurso faz parte do Programa Nacional de Educação Fiscal e vem sendo executado no Município pelo Programa Municipal de Educação Fiscal, coordenado pela professora Emília Judite.
Cinco alunos de catorze destas escolas foram  classificados e receberam prêmios, entre os quais máquina fotográfica, Play Station II, CD Player, celular e um Netbook, todos doados pela Receita Federal.

Os diretores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas também foram premiados com data show, máquinas fotográficas e Netbooks. A prefeitura de Rio Branco já desenvolve o trabalho de educação fiscal em 21 escolas municipais.

“Esse trabalho foi iniciado em 2005, no primeiro ano da gestão do prefeito Angelim e hoje está consolidado. No primeiro concurso fizemos a opção de trabalharmos apenas com os alunos das seis primeiras escolas que iniciaram o trabalho de consciência fiscal nos estudantes. Este ano ampliamos o número de escolas participantes para 14. Na Capital, o Programa Municipal de Educação Fiscal abrange 21 escolas”, explicou o secretário Municipal de Finanças, Elias Mansour.

Participaram do concurso alunos da 4ª série das 14 escolas que tiveram suas redações avaliadas por uma equipe de professores e servidores públicos dos órgãos organizadores, entre as quais a professora Robélia Fernandes, da Academia Acreana de Letras; do representante da Delegacia da Receita Federal, Sidney Pinto; da representante do Conselho Municipal Educação, Gertrudes da Silva; do representante da secretaria Municipal de Educação, Jairo Antônio e da coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, Emília Judite.
No total foram inscritas 1,3 mil redações e, destas, foram selecionadas 42. Os 42 selecionados receberam medalhas de honra ao mérito. Participaram da entrega dos prêmios no Teatro Plácido de Castro, o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim; o secretário Municipal de Finanças, Elias Mansour; o secretário Municipal de Educação, Moacir Fecury; o delegado da Receita Federal do Brasil no Acre, Leonardo Frota; além de professores e coordenadores das escolas municipais. Ao final do evento, além da entrega dos prêmios aos primeiros colocados foram sorteados troféus às melhores torcidas.

Objetivo é conscientizar alunos da importância de seus direitos e deveres

O principal objetivo do II Concurso de Redação Fiscal da prefeitura de Rio Branco é tratar a relação da sociedade com a questão tributária a partir das crianças, mostrando a elas a importância que os impostos têm para o seu dia-a-dia.
“Nós estamos trabalhando neste projeto desde o início da gestão. Mas não é um projeto para a nossa gestão. É um projeto para o futuro. Para que estas crianças, daqui a cinco, dez, vinte anos, quando ingressarem no mercado de trabalho tenham consciência da importância de pagar seus impostos em dia”, destacou o prefeito Angelim.

Segundo Angelim, a base do projeto não é só mostrar a importância do pagamento dos deveres fiscais em dia, mas os reflexos que isso tem na sociedade. “Estamos trabalhando de forma educativa e com o apoio dos nossos professores, dos nossos diretores, uma questão importantíssima que é o fato de que os recursos dos impostos é que nos permitem termos boas escolas, boa coleta de lixo, pagarmos bem os nossos professores e os resultados têm sido muito bons”, finalizou.

Campanha contra a dengue

Ao falar para as 500 crianças presentes no Teatrão, o prefeito Raimundo Angelim destacou a  participação de cada uma delas no concurso e lhes pedia uma ajuda importante. “Precisamos do apoio de cada um de vocês no combate ao mosquito da dengue”, falou.

Angelim lembrou os problemas vividos pela cidade no último inverno e destacou o fato de que o combate à doença começa em casa e na escola. “Precisamos do apoio de todos, mas fundamentalmente das nossas crianças. Por isso faço um apelo a vocês que nos ajudem nessa campanha, que conversem com seus pais sobre a importância de manter suas casas bem cuidadas e sem recipientes com água parada. E que também conversem com seus colegas. Só com o apoio de todos teremos como combater o mosquito e vencermos essa batalha”, destacou Angelim.

Confira os nomes dos vencedores

1° Lugar
•    Aluna: Amanda Nickolle Santos Lourenço Viegas
•    Escola: Irmã Maria Gabriela Soares