Rio Branco - Acre, 11/08/2020

Contando sua História

Comunidades Ayhuasqueiras realizam evento hoje para finalizar curso de história oral e para lançamento do álbum no caminho do Mestre Daniel

Capacitar comunidades, valorizar a história oral e documental, respeitar suas origens. Esses são os princípios que levaram as comunidades Ayhuaqueiras a promoverem nesta sexta-feira, 3, no Teatro Helio Melo a partir das 19h o encerramento do Curso em História Oral, realizado através do projeto Agente Cultural das Comunidades Ayhuasqueiras, e o lançamento do Álbum No Caminho do Mestre Daniel, produzido pelo Centro Espírita e Culto de Oração Cada de Jesus – Fonte de Luz.

O curso realizado através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, foi realizado durante todos os sábados nos últimos seis meses, com pessoas diversas comunidades ayhuasqueiras. Ao todo, foram 90 horas com o objetivo de formar agentes culturais em cada comunidade, através de um curso que promovesse a capacitação técnica dos membros no uso dos diversos instrumentos de estudo das linguagens artísticas, sobretudo ao registro da história oral, qualificando assim, a gestão cultural de cada comunidade.

Já o Álbum No Caminho do Mestre Daniel, organizado pelo Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus – Fonte de Luz, é um registro do trabalho de organizar as memórias de uma comunidade, através de fotografias de documentos, entrevistas,  lugares e paisagens visitadas durante a pesquisa realizada pelo centro, que espera entender mais sobre a trajetória do Mestre Daniel Pereira de Mattos,  fundador Centro Espírita e Culto de Oração "Casa de Jesus - Fonte de Luz”.

O evento que irá celebrar a fim de uma, entre tantas etapas importantes para o registro e o conhecimento da identidade de uma comunidade que tem suas história tão ligada a história do Acre,  é uma realização da Câmara Temática das Comunidades Ayhuasqueiras, do Conselho Municipal de Politicas Culturais da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil.

INFORMAÇÕES RIO ACRE

AQUIRI POPULAR