Rio Branco - Acre, 12/08/2020

Município recebe dez mil tampas para impedir a proliferação do mosquito da dengue

Ao todo, mais de 36 mil protetores serão distribuídos

A prefeitura de Rio Branco recebeu ontem, 2, os dez mil primeiros tampões adquiridos junto ao Ministério da Saúde para o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. Ao todo, mais de 36 mil protetores serão distribuídos. O custo total é de R$ 480 mil.
A verba para a compra foi conseguida por meio de emenda do senador e governador eleito Tião Viana (PT). O transporte das tampas, que aconteceu em avião de carga da Força Aérea Brasileira, também aconteceu pela intervenção do parlamentar.

Todas as tampas ficarão em Rio Branco pela alta concentração dos casos de dengue. Segundo o secretário municipal de Saúde, Pascal Khalil, as telas adquiridas são suficientes para atender a demanda. As tampas se fazem necessárias por 87% das larvas do Aedes Aegypti ser encontrada em caixas d’água.

Khalil diz acreditar que a manutenção destes recipientes fechados será essencial para que os casos de dengue venham a diminuir neste período crítico, que é o inverno amazônico. As outras 26 mil tampas devem chegar nos próximos 15 dias.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram identificados 28.167 casos de suspeita de dengue até o dia 16 de outubro. Estes casos registrados em Rio Branco representam 91% dos que foram notificados em todo o Acre. Pelo menos seis pessoas morreram vítimas dessa doença.

Fonte: agazeta.net
Foto: Angela Peres/Secom