Rio Branco - Acre, 11/08/2020

Mais R$ 2 milhões para investir na Capital

Recursos são oriundos de emendas de bancada da deputada federal Perpétua Almeida

Image

O prefeito em exercício, Eduardo Farias, recebeu hoje pela manhã em seu gabinete a deputada federal Perpétua Almeida. Em conversa descontraída, a parlamentar até brincou “Agora o Brasil tem dois prefeitos do PC do B”, numa referência à Aracaju (SE) que é comandada por Edvaldo Nogueira e à Rio Branco, que neste momento é dirigida por Eduardo Farias.
Na conversa, Perpétua Almeida ratificou a liberação para Rio Branco de R$ 2 milhões em emenda de bancada; destinados à construção de 18 abrigos para taxistas e mototaxistas, à construção de quiosques de inclusão digital nas sete regionais do Município, investimento de R$ 200 mil para o Programa Saúde Itinerante, R$ 200 mil para a construção de uma quadra de esporte do Pólo Geraldo Fleming, na estrada para Porto Acre e a liberação de R$ 700 mil para a construção da Escola de Gastronomia, a segunda da região Norte.

“A Escola de Gastronomia vai ser muito importante para Rio Branco, porque com a Estrada do Pacífico, a capital passa a receber mais gente; com isso Rio Branco passa a ser um espaço alternativo, não só de passagem, mas de permanência, atraindo mais turistas”, frisou a deputada. “E isso atende a uma reivindicação antiga dos bares, restaurantes e hotéis de Rio Branco; que passam a contar com mão-de-obra qualificada, para atender turistas e à população da Capital”, completou.

Ano passado Perpétua Almeida destinou para a prefeitura de Rio Branco R$ 1,5 milhão, que foram utilizados na reforma de quadras de esportes nos bairros Taquari, Cohab do Bosque, Adalberto Sena, Placas e Esperança I e II. Outra parte do montante foi utilizada na reestruturação dos Centros de Saúde.

O prefeito Eduardo Farias destacou que com o apoio dos parlamentares é possível fazer mais por Rio Branco. “Investimentos em saúde e na qualificação profissional são muito importantes para a construção da cidade que queremos. A Escola de Gastronomia e os quiosques para inclusão digital atuam nesse sentido”, explicou.

Investimento no Programa Saúde na Comunidade

Este ano será investido R$ 200 mil no Programa Saúde na Comunidade, com isso espera-se atuar de forma mais incisiva no interior; fazendo com que o produtor rural tenha as mesmas condições de atendimento de quem mora na Capital. Em 2005, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Saúde, criou o Programa Saúde na Comunidade para cobrir a carência no atendimento aos 30 mil moradores de Rio Branco que vivem na zona rural. Uma caravana leva à zona rural e ribeirinha todos os serviços que os centros e unidades de saúde disponibilizam, desde consultas, exames, vacinação, tratamento de doenças tropicais, palestras educativas, entre outros. O programa que cuida da saúde de quem vive na zona rural e ribeirinha está dentro do sistema de organização da atual gestão, que criou 13 áreas técnicas em atendimentos especializados.

A lógica dos atendimentos rurais está inserida à rede de atendimento urbana. Os casos que exigem mais cuidados são diretamente encaminhados ao sistema de saúde, que assim como acontece nos bairros, providencia o tratamento adequado ao produtor rural, seja por meio dos centros de saúde, da Fundação Hospitalar do Acre, ou mesmo para o Tratamento Fora de Domicilio, se for o caso.

Planejamento familiar, assistência à gestante e vacinação,  análises para os casos de casos de malária e de leishmaniose, exames preventivos de câncer de colo uterino e distribuição de preservativos também fazem parte dos serviços da Prefeitura de Rio Branco.

Aquinei Timóteo

Foto: Marcos Vicentti