Rio Branco - Acre, 23/01/2020

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015

Saerb combate vazamentos no Mocinha Magalhães

Ação tem a finalidade de ampliar a rede de abastecimento e levar água de qualidade a todos os domicílios do bairro

Image

A prefeitura de Rio Branco, por meio do  Serviço de Água e Esgoto da capital (Saerb), está executando uma série de medidas para frear o desperdício de água no município. O trabalho foi iniciado no bairro Mocinha Magalhães, onde foram identificados vários problemas relacionados à má utilização da água.
Com uma tenda montada na rua Melancia, no centro do bairro, técnicos do Saerb fazem o cadastramento de pessoas que estão com contas de água em situação irregular e fazem a entrega do resultado das análises feitas em 47 poços do Mocinha Magalhães, em dezembro do ano passado. Os dados indicam um alto teor de clorofórmios fecais na água, estando, portando, fora do padrão de qualidade.
Outra equipe está visitando os usuários de casa em casa para identificar os problemas relacionados à água em todos os domicílios. Ligações clandestinas, vazamento em torneiras e ausência de bóia nas caixas d’água estão entre os principais problemas da região. Com a medida 70% dos vazamentos foram resolvidos e 75% dos esgotos foram desobstruídos.

Segundo dados do Serviço de Água e Esgoto, boa parte das casas atendidas estavam interligadas clandestinamente à rede, que em vários pontos era afetada pelo esgoto, devido às perfurações feitas na encanação quando os moradores decidiam fazer ligações na rede por conta própria.

Image

Os vazamentos na rede, causados principalmente pelos usuários, resultam na perda de pressão no bombeamento, o que compromete ainda mais o abastecimento de água para o bairro. Nesse caso, as bombas têm capacidade reduzida a 30%. Como conseqüência, algumas casas ficavam sem abastecimento, tendo que recorrer permanentemente a caminhões pipa.
Durante a pesquisa, alguns casos chamaram a atenção, como por exemplo, de domicílios onde foram encontradas até três ligações clandestinas, cuja água estava contaminada pela proximidade com esgotos, representando risco à saúde dos usuários.

“A ordem é resolver primeiro esse problema, porque ele pode adoecer a comunidade, e trazer complicações mais sérias no futuro. Por isso é muito importante esse trabalho de conscientização e de manutenção da rede; com isso evita-se doenças e desperdício de água, que passa a chegar a mais casas”, destacou o coordenador da Central de Controle Operacional do Saerb, Disley Campos.
 Outro bom resultado da intervenção no bairro é que a maioria das pessoas tem consciência de que é melhor pagar por um serviço regular e de qualidade do que receber de graça algo que coloca em risco a sua saúde.

Image

Segundo a diretoria do Saerb, esse trabalho ajuda na  identificação dos principais problemas do abastecimento de água, contribuindo para a elaboração de propostas para melhorar os índices de cobertura dos usuários.

Aquinei Timóteo

Fotos: Marcos Vicentti
Do you need Missouri Loans Online as soon as possible?

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 21012020