Rio Branco - Acre, 15/07/2020

Coordenadoria da Mulher realiza Projeto Mulher Cidadã na Transacreana

Mais de 1,5 mil pessoas foram atendidas no último sábado, 19, pelas ações do Projeto Mulher Cidadã no km 80 da estrada Transacreana. Realizado pela Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Rio Branco com apoio do Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça, Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e vários órgãos parceiros, o projeto faz parte da estratégia da prefeitura de Rio Branco, do Governo do Estado e Governo Federal, de colocar em prática algumas ações do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

As atividades do último sábado foram desenvolvidas na escola Major João Câncio. A ênfase era o atendimento às mulheres da área rural, mas os homens também foram beneficiados com  expedição de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho, Titulo de Eleitor, Registro de Nascimento, Casamento);  orientação sobre os direitos (da mulher, da criança e do adolescente); saúde (Coleta do PCCU, Exame de Tuberculose, Sorologia, Malária, Leshmaniose, Pré-natal, atendimento Ginecológico e odontológico, aferição de pressão e diabetes, além de consultas  com clínico geral e pediatra); beleza (corte de cabelo); atividades de esporte e lazer.

A Coordenadora da Coordenadoria Municipal da Mulher, Roseli Scalabrin destacou a importância do atendimento na área rural para o fortalecimento da cidadania também na área rural.

“A prefeitura, na gestão do prefeito Raimundo Angelim mantém uma forte preocupação com a promoção da cidadania para as mulheres e um acesso mais fácil aos seus direitos. Nós temos desenvolvido este trabalho na cidade com sucesso  e que agora estamos expandindo para zona rural”, disse Roseli.

Durante o projeto, o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) inaugurou  expresso cidadã móvel, como parte da campanha “Nenhuma Trabalhadora Rural sem Documento”.

Charlene Carvalho
Fotos: Marcos Vicentti