Rio Branco - Acre, 20/09/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Angelim participa do Dia Sem Carro em Rio Branco

Movimento vem se espalhando pelo mundo e ganhando mais adesões

Charlene Carvalho

Fotos: Marcos Vicentti

O prefeito Raimundo Angelim saiu a pé de seu escritório na sede da Prefeitura no bairro do Bosque para participar, no Parque da Maternidade, do lançamento da primeira edição do Dia Sem Carro na capital acreana. A jornada internacional "Na Cidade Sem Meu Carro" é um movimento que surgiu da preocupação relacionada com a qualidade de vida e o meio ambiente nas cidades.

No Acre, a campanha está sendo realizada pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTRANS) nesta terça-feira, 22.  Durante a solenidade, Angelim destacou a importância da conscientização da comunidade dos problemas causados pelo excesso de carro nas grandes cidades e a necessidade do exercício da solidariedade.

“Rio Branco tem hoje 91 mil carros. É muito, mas ainda não chegamos ao ponto do estrangulamento como outras cidades. Ainda temos como mudar nossa realidade com a realização de atividades como essa, usando mais as bicicletas, o sistema público e, principalmente, usando a carona solidária”, disse o prefeito.

A solenidade de abertura do Dia Sem Carro em Rio Branco foi prestigiada por autoridades estaduais e municipais, representantes do Detran e RBTRANS e pelos vereadores Elias Campos, Ariane Cadaxo, Gabriel Forneck e Ricardo Araújo.

O Dia Sem Carro, como ficou conhecido, é um movimento mundial, trazido para o Brasil pelo Instituto da Mobilidade Sustentável Ruaviva em 2001. O movimento vem se espalhando pelo mundo e ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes.

Trata-se de um manifesto sobre os problemas causados pelo uso massivo de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transportes sustentáveis. Segundo dirigentes da RBTRANS o evento tem como objetivo chamar a atenção da população para refletir como seria parte da cidade sem carro.

Para Angelim, “andar a pé ou de bicicleta ajuda a ter uma qualidade de vida saudável e a pensar mais na sustentabilidade das cidades. Estamos começando atrasados, pois isso já acontece no mundo há alguns anos, mas vamos replicar a idéia em outras atividades ao longo do ano na cidade”, disse o prefeito.

O Dia Sem Carro está sendo realizado pela RBTRANS em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as secretarias Municipais de Meio Ambiente, Saúde, Cidadania e Assistência Social, Fundação de Cultura Garibaldi Brasil e Coordenadoria de Juventude.

Segundo Artur Leite, Secretário Municipal de Meio Ambiente, a data tem como  finalidade conscientizar a população a usar o transporte coletivo e deixar em casa os transportes individuais. “Não é possível que todos os habitantes do planeta tenham automóveis e os coloquem em circulação todos os dias. Temos que começar a buscar alternativas sustentáveis para este grave problema enfrentado nas cidades. Só assim teremos uma cidade menos poluída”, enfatizou o secretário.

installment loans . Of course, the choice is not that easy, as there exist great number of different preparations. Notwithstanding, Cialis is the one that definitely differs from all other products.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 16092019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040