Rio Branco - Acre, 16/02/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Prefeitura realiza conferência sobre saúde e meio ambiente

 

Evento busca definir diretrizes para a política pública no campo da saúde ambiental

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Meio Ambiente (Semeia) e Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), realiza na sexta-feira, 25, às 8h, no Horto Florestal, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental.

O evento tem o objetivo definir diretrizes para a política pública integrada no campo da saúde ambiental, a partir da atuação transversal e inter-setorial dos vários atores envolvidos com o tema.

A conferência municipal é uma etapa preparatória para as conferências Estadual e Nacional e traz como lema “Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!” e o tema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”.

Como elementos estruturantes do tema da conferência foram definidos três eixos com a finalidade de orientar o processo de discussão: 1) Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta; 2) Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios; 3) Democracia, saúde, ambiente e educação: políticas para construção de territórios sustentáveis.

No primeiro eixo, pretende-se obter um mapeamento dos grupos populacionais e dos ambientes vulneráveis levando em consideração as suas situações de risco particulares. No segundo eixo, a identificação dos processos que geram ou contribuem para tais vulnerabilidades socioambientais nos diferentes territórios e das iniciativas do Estado e da sociedade no seu enfrentamento. No âmbito do terceiro eixo, a busca de estratégias, sendo este um desafio para a superação das vulnerabilidades.

A contextualização dos eixos temáticos será no período da manhã com palestra ministrada pela representante do Ministério da Saúde Patrícia Louvandini. À tarde acontecem às atividades dos grupos de trabalho e a eleição para os delegados que representarão Rio Branco na Conferência Estadual de Saúde Ambiental que acontece nos dia 21,22 e 23 de outubro de 2009.

Ressaltamos que o sucesso na construção de uma proposta estratégica em saúde ambiental, tanto para o município como para o Brasil, depende da participação e representatividade dos movimentos sociais da cidade, do campo e da floresta; dos trabalhadores formais e informais; do setor empresarial; das entidades de profissionais,  das organizações não-governamentais e do poder público federal, estadual e municipal.

Programação

I - Conferência Municipal de Saúde Ambiental de Rio Branco

07:30 – Credenciamento
8:30 – Abertura  – Cerimonial – Apresentação Cultural
9:10 – Palestra introdutória contextualizando os três eixos temáticos:

I – Democracia, Educação, Saúde e Ambiente: políticas para construção de territórios sustentáveis

II – Desenvolvimento e Sustentabilidade Socioambiental no campo, na cidade e na Floresta

III – Trabalho, Ambiente e Saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios

Palestrante: Patrícia Louvandini – Ministério da Saúde

9:40 – Debate : 20 minutos

10:00 – Apresentação da metodologia  dos Grupo temáticos

10:15  – Lanche

10:25h – Formação dos Grupos Temáticos (GT)

- GT – Saúde Pública/Queimadas e Educação Sanitária e Ambiental

– GT – Saúde Pública e Resíduos Sólidos

– GT – Saúde Pública/Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental

– GT - Produção/Consumo Sustentável e Saúde Pública

10:55h – Trabalho de Grupo

12:00h –  14:00h – ALMOÇO

14:00h – Retomada do Trabalho de Grupos Temáticos

16:00h – Lanche

16:15h – Plenária

17:30h – Eleição  dos Delegados para a Conferência Estadual

18:00h – Encerramento

The system of instant Virginia Loans Online allows any adult U.S. citizen. The new drug with unique properties was developed to help men to get rid of all sexual disorders, and its name is Cialis Super Force. Now you do not have to buy two different medications to solve sexual problems.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 08022019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040