Rio Branco - Acre, 16/02/2019
Evento busca definir diretrizes para a política pública no campo da saúde ambiental
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Meio Ambiente (Semeia) e Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), realiza na sexta-feira, 25, às 8h, no Horto Florestal, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental.
O evento tem o objetivo definir diretrizes para a política pública integrada no campo da saúde ambiental, a partir da atuação transversal e inter-setorial dos vários atores envolvidos com o tema.
A conferência municipal é uma etapa preparatória para as conferências Estadual e Nacional e traz como lema “Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!” e o tema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”.
Como elementos estruturantes do tema da conferência foram definidos três eixos com a finalidade de orientar o processo de discussão: 1) Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta; 2) Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios; 3) Democracia, saúde, ambiente e educação: políticas para construção de territórios sustentáveis.
No primeiro eixo, pretende-se obter um mapeamento dos grupos populacionais e dos ambientes vulneráveis levando em consideração as suas situações de risco particulares. No segundo eixo, a identificação dos processos que geram ou contribuem para tais vulnerabilidades socioambientais nos diferentes territórios e das iniciativas do Estado e da sociedade no seu enfrentamento. No âmbito do terceiro eixo, a busca de estratégias, sendo este um desafio para a superação das vulnerabilidades.
A contextualização dos eixos temáticos será no período da manhã com palestra ministrada pela representante do Ministério da Saúde Patrícia Louvandini. À tarde acontecem às atividades dos grupos de trabalho e a eleição para os delegados que representarão Rio Branco na Conferência Estadual de Saúde Ambiental que acontece nos dia 21,22 e 23 de outubro de 2009.
Ressaltamos que o sucesso na construção de uma proposta estratégica em saúde ambiental, tanto para o município como para o Brasil, depende da participação e representatividade dos movimentos sociais da cidade, do campo e da floresta; dos trabalhadores formais e informais; do setor empresarial; das entidades de profissionais, das organizações não-governamentais e do poder público federal, estadual e municipal.
Programação
I - Conferência Municipal de Saúde Ambiental de Rio Branco
07:30 – Credenciamento
8:30 – Abertura – Cerimonial – Apresentação Cultural
9:10 – Palestra introdutória contextualizando os três eixos temáticos:
I – Democracia, Educação, Saúde e Ambiente: políticas para construção de territórios sustentáveis
II – Desenvolvimento e Sustentabilidade Socioambiental no campo, na cidade e na Floresta
III – Trabalho, Ambiente e Saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios
Palestrante: Patrícia Louvandini – Ministério da Saúde
9:40 – Debate : 20 minutos
10:00 – Apresentação da metodologia dos Grupo temáticos
10:15 – Lanche
10:25h – Formação dos Grupos Temáticos (GT)
- GT – Saúde Pública/Queimadas e Educação Sanitária e Ambiental
– GT – Saúde Pública e Resíduos Sólidos
– GT – Saúde Pública/Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental
– GT - Produção/Consumo Sustentável e Saúde Pública
10:55h – Trabalho de Grupo
12:00h – 14:00h – ALMOÇO
14:00h – Retomada do Trabalho de Grupos Temáticos
16:00h – Lanche
16:15h – Plenária
17:30h – Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual
18:00h – Encerramento
PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040