Rio Branco - Acre, 21/04/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Prefeito em exercício visita lavanderia comunitária da Cidade Nova

Espaço beneficia 14 mulheres das regionais I e VII. Meta é chegar a 20 lavadeiras nos próximos meses

 

Charlene Carvalho

Fotos: Marcos Vicentti


O prefeito em exercício, Eduardo Farias, visitou na manhã desta terça-feira a Lavanderia Comunitária Maria Barbosa do Nascimento, no bairro Cidade Nova. Trata-se de um espaço coletivo onde 14 mulheres de diferentes bairros do Segundo Distrito trabalham na lavagem diária de roupas com maquinário adquirido pela prefeitura com recursos próprios.

Durante a visita, Eduardo Farias destacou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido no local pela Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária, com um conjunto de ações que visa articular uma melhor organização do trabalho coletivo.

“Muitas vezes a gestão pública só valoriza as grandes obras, os investimentos em infraestrutura. Na nossa administração nós priorizamos, sim, a infraestrutura, mas sem deixar de priorizar também trabalhos importantes como estes de inclusão social e geração de renda que vêm sendo realizados em projetos como o desta lavanderia”, disse Farias.

O prefeito em exercício lembrou que investir na melhoria da qualidade de vida da comunidade, na geração de emprego e renda e inclusão social nos bairros tem sido uma prioridade do prefeito Raimundo Angelim desde o primeiro mandato. “E, nesse aspecto, trabalhos como estes são fundamentais e exemplos de como o poder público pode melhorar a vida das pessoas com pequenos gestos, e lhes garantindo o bem comum”, acrescentou.

A lavanderia foi completamente reformada na primeira gestão do prefeito Raimundo Angelim concretizando um sonho das lavadeiras, bem como, a reafirmação do compromisso social na busca por uma cidade melhor e mais justa para todos.

“É desta forma que a Prefeitura garante uma melhor condição de trabalho e renda para as famílias e com isso, eleva a auto-estima das mulheres, reconhecendo como um direito do cidadão e de responsabilidade pública”, frisou o coordenador do Trabalho e Economia Solidária, Paulo Sérgio Braña.

Um pouco de história

A Lavanderia Comunitária Maria Barbosa do Nascimento está localizada na rua Nossa Senhora da Conceição, 50, no Bairro Cidade Nova. Recebeu esse nome em homenagem a antiga lavadeira conhecida como Maria Pretinha. A lavanderia foi inaugurada em 30 de julho de 1990 na gestão do prefeito Jorge Kalume.

Ficou esquecida por mais de uma década e foi totalmente recuperada na gestão do prefeito Raimundo Angelim. Funciona de segunda a sábado, das 6 às 19 horas. É um espaço público que as moradoras da Regional I e VII utilizam para desenvolver seus trabalhos. Atualmente, 14 mulheres de diversos bairros das duas regionais trabalham no local e o objetivo é chegar a 20 usuárias nos próximos meses.

Moradoras são beneficiadas

A mais antiga usuária da Lavanderia da Cidade Nova é a Maria de Nazaré de Oliveira da Silva que já completou 41 anos de profissão, dos quais 21 na Lavanderia Comunitária. Com renda média de dois salários mínimos, D. Nazaré trabalha com a ajuda de uma filha e uma sobrinha e o dinheiro garante um importante complemento na renda familiar.

“Quando cheguei aqui era tudo muito difícil. Não tínhamos nada. Nem estrutura nem condições de trabalho. Mesmo assim não desisti, continuei e hoje, graças a Deus, estamos trabalhando com dignidade e qualidade de vida”, diz D. Nazaré.

Outra lavadeira do local é Raimunda Nova. Na visita do prefeito Eduardo Farias na manhã desta terça-feira, ela fez questão de agradecer todo o apoio que o grupo tem recebido do município na infraestrutura do local. “Nós só temos que agradecer o apoio dessa gestão às nossas atividades. Nosso trabalho melhorou muito, nossa vida melhorou, nossa renda melhorou. Eu mesma criei três filhos trabalhando aqui e não me arrependo. Pelo contrário. Estou feliz pelas oportunidades que tive”, disse Raimunda.

Payday Loans California. In this section we give only a brief summary recommendation for admission of Levitra. Full information can be found in the instructions for receiving medications with vardenafil.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 15042019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040