Rio Branco - Acre, 15/12/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Angelim inaugura nova Unidade de Resíduos Sólidos da Capital

O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, inaugura nesta sexta-feira, às 9h, a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (Utre), localizada no km 22 da BR 364. A unidade é um complexo de obras que conta com uma central de recebimento de pneus; espaço de triagem e compostagem (para separar resíduos sólidos recicláveis e o aproveitamento dos resíduos orgânicos para produção de compostos); central de podas e resíduos madeireiros; unidade de tratamento de resíduos de serviços da saúde; disposição final (células de aterro sanitário), entre vários outros dispositivos e investimentos.

A solenidade de inauguração da unidade, referência em tratamento de resíduos sólidos na Amazônia, deve ser prestigiada por várias autoridades do Estado, entre elas o governador Binho Marques, o senador Tião Viana, o ex-governador Jorge Viana, deputados federais, estaduais e vereadores, além de representantes de diversos segmentos sociais.

Desde o início de sua gestão o prefeito Angelim tem mantido forte preocupação com a questão ambiental. Esta preocupação garantiu inúmeros investimentos no setor, sendo o maior deles a implantação da nova unidade de resíduo sólido em substituição ao antigo aterro sanitário da cidade.

“Trabalhar questões ambientais é fundamental para bons resultados na nossa política de desenvolvimento regional com base sustentável. A inauguração dessa nova unidade de resíduo sólido é a conclusão de uma etapa importante da nossa gestão. É um investimento de longo prazo que vai beneficiar o conjunto da nossa população, não só porque cumpre todas as normas da legislação vigente no que se refere à questão ambiental, mas porque vai além, no processo de reciclagem do lixo”, disse o prefeito.

Outros benefícios garantidos com a implantação da nova  UTRE será o isolamento do solo do aterro com mantas especiais, onde serão depositados os resíduos. A cobertura permite a contenção do chorume, substância altamente tóxica que se forma a partir do acúmulo de resíduos orgânicos. Este líquido será desviado para grandes tanques de decantação.

Angelim lembra que hoje, todo plástico descartado como lixo, ou vai parar no aterro ou tem destinação pior: pode ir parar nos igarapés de Rio Branco, poluindo o meio ambiente. “Para mudarmos essa realidade investimos na implantação da reciclagem com o apoio de uma empresa que está se instalando no Acre. Com a implantação desta empresa, que atuará em parceria direta com o projeto Catar, além de evitarmos os danos ambientais, irá agregar renda a várias famílias que vendem seus produtos para os sucatões a preços irrisórios”, disse o prefeito.

A nova UTRE terá ainda, segundo Angelim, um espaço para educação ambiental onde serão realizadas oficinas com orientações a estudantes das escolas da região, sobre diversas atividades sociais, além de educação ambiental e reciclagem de lixo.

 

Fotos: Marcos Vicentti

 


Galeria de imagens

{phocagallery view=category|categoryid=162|limitstart=0|limitcount=10|detail=0|displayname=1|displaydetail=1|imageshadow=shadow1}

pay day loans . In this section we give only a brief summary recommendation for admission of Levitra. Full information can be found in the instructions for receiving medications with vardenafil.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 4122019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

Prefeitura de Rio Branco - Horário de Atendimento: 08h às 18h
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) 3212-7040