Rio Branco - Acre, 20/08/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Capital é finalista em prêmio do Ministério do Meio Ambiente

 

Rio Branco é a única cidade da região Norte na disputa da premiação

 

Aquinei Timóteo

Fotos: Marcos Vicentti

Premiar práticas sustentáveis na administração pública. Este é o objetivo do 1º Prêmio Melhores Práticas do Programa Agenda Ambiental (A3P) do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A A3P é uma ação voluntária proposta pelo MMA e tem sido desenvolvida por diversos órgãos e instituições públicas dos três poderes. A Prefeitura de Rio Branco é a única cidade da região Norte na disputa pela premiação. Estão sendo avaliadas nove práticas de todo o País. O resultado final sai em dezembro.

Foram submetidos ao processo de julgamento os projetos que concorreram ao prêmio nas categorias gestão de resíduos, uso sustentável dos recursos naturais, subcategorias: melhor gestão da água, melhor gestão de energia e inovação na gestão pública.

Segundo a coordenadora do Projeto de Difusão da Cultura Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiental, Fátima Nascimento, “Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela prefeitura de Rio Branco, visando diminuir os custos e conscientizar os servidores municipais sobre o uso racional dos recursos”, frisou.

A prefeitura de Rio Branco concorre com os projetos “Edificação sustentável e concurso de redação para o uso racional da água” e “A importância do projeto Catar – lixo e cidadania para a gestão de resíduos sólidos”.

A classificação dos finalistas será divulgada durante o IV Fórum Governamental de Gestão Ambiental na Administração Pública que acontece no dia 1º de dezembro, na Escola Superior de Magistratura Federal (ESMAF), em Brasília.

Redução de 20% de energia elétrica

As secretarias que participam da agenda ambiental se comprometem, ao longo do ano a executar práticas de coleta seletiva do lixo; substituição de copos descartáveis por canecas; incentivo a reutilização do papel e a adotarem medidas  visando a economia de energia, água e telefone.
Levantamentos dos últimos quatro anos mostram que os órgãos participantes, em geral, economizam cerca de 20% de energia elétrica ao adotarem a A3P. Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, Arthur Leite, se trata de uma grande ação contra o desperdício nas repartições públicas. Por conta deste projeto, a partir de 2008, 50% do papel comprado pela Prefeitura passou a ser de papel reciclado e a compra de madeira só de manejo. Segundo Arthur Leite as medidas não são paliativas.

“Nosso objetivo é garantir que estas práticas sejam permanentes, estabelecendo regras de comportamento que permaneçam na gestão não apenas na nossa administração, mas que tenham continuidade com os próximos administradores da cidade”, frisou o secretário.

Entenda a Agenda

A Agenda Ambiental na Administração Pública é um projeto desenvolvido no Ministério do Meio Ambiente desde 1999, e tem por objetivo estimular a adoção de critérios socioambientais na gestão dos órgãos públicos, visando minimizar e eliminar os impactos de suas práticas administrativas e operacionais no meio ambiente, por meio da adoção de ações que promovam o uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, além do manejo adequado dos resíduos.

 

 


Galeria de imagens

{phocagallery view=category|categoryid=169|limitstart=0|limitcount=10|detail=0|displayname=1|displaydetail=1|imageshadow=shadow1}

There are three major facts that should be watched out for in all payday loans in the United States. In this section we give only a brief summary recommendation for admission of Canadian Levitra. Full information can be found in the instructions for receiving medications with vardenafil.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 16082019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040