Rio Branco - Acre, 20/09/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Binho Marques inaugura Unidade de Pronto Atendimento do Segundo Distrito

Solenidade encerra pacote de 106 obras e ações entregues pelo governador para comemorações pela assinatura do Tratado de Petrópolis


Golby Pullig


A partir desta terça-feira, 1º de dezembro, a população de Rio Branco vai conhecer o novo conceito de atendimento a urgências e emergências do sistema público de saúde. O governador Binho Marques assinou o decreto instituindo o serviço e inaugurou na manhã desta segunda-feira a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do Segundo Distrito encerrando a série de 106 obras e ações previstas para serem oficialmente entregues no mês de novembro como parte das comemorações pelos 106 anos da assinatura do Tratado de Petrópolis.

A unidade, com capacidade para realizar até 900 atendimentos diários está situada em local estratégico beneficiando os moradores do município de Senador Guiomard, de áreas rurais da capital e dos bairros do Segundo Distrito, que respondem por 70% do total de ocorrências registradas no Pronto Socorro devido ainda à proximidade com a BR 364. Funcionará durante 24 horas e formará junto com a Upa do Tucumã e Pronto Socorro uma rede de acolhimento para casos de urgência e emergência ficando esta última unidade com a responsabilidade de atender os casos mais graves.

Idealizada ainda no segundo mandato do governador Jorge Viana, antes mesmo da elaboração da Política Nacional de Urgências e Emergências do governo federal, a Upa teve formato definido após uma série de visitas da equipe de Saúde do Acre no ano passado ao Rio de Janeiro, estado que tem este sistema implantado há alguns anos e foi construída em quase sua totalidade com recursos do tesouro estadual. O valor do investimento entre o custo da obra e equipamentos chega a R$ 7,5 milhões. Já a UPA Tucumã foi construída com verba de emenda individual do senador Tião Viana.

"Precisamos da ajuda de toda a população ao inaugurar esse sistema de atendimento de urgências e emergências no Acre. No início podemos ter problemas porque é um novo modelo. Mas todos podem fazer sugestões de como melhorar. Nesse caso aprendemos a fazer fazendo", disse o governador Binho Marques acrescentando que a intenção do Governo do Estado não é entregar somente um prédio bonito, mas uma unidade com atendimento diferenciado. "O melhor hospital é aquele que não tem cara de hospital, não tem cheiro de hospital, é colorido, alegre, com profissionais que atendam as necessidades de quem chega querendo ser bem tratado. Esperamos poder fazer as duas coisas aqui". A UPA do Segundo Distrito terá uma equipe da OCA para receber a opinião do usuário a partir do primeiro dia de funcionamento.

O investimento do Estado para ampliação e fortalecimento da infraestrutura e ações de saúde prevê ainda a entrega do prédio da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) que será transformada em Hospital das Clínicas; o novo Pronto Socorro cujo projeto prevê a construção de cinco andares com heliporto e de UPAs nos municípios de Brasileia, Cruzeiro do Sul e possivelmente em Marechal Thaumaturgo; além de hospitais de referências nas cinco regionais do Estado e unidades do Programa de Saúde da Famílias (PSFs) em localidades mais isoladas do Acre.

O secretário de Saúde, Osvaldo Leal, destaca que a partir de agora o desafio é fazer com que os profissionais firmem um compromisso com o sistema de saúde e com a população. "É uma convocação para que cada vez mais nós, os profissionais que fazemos este sistema, cuidemos bem de todos os que precisam. Não vamos mais aceitar, inclusive temos tolerado menos aqueles que não querem oferecer serviço de qualidade aos usuários".


Casos urgentes, mas sem riscos de morte - A unidade está apta para atender casos de média complexidade, considerados sérios, mas que não apresentam risco de morte. Os casos indicados são crises de pressão alta, dores de cabeça fortes, diarreia, vômitos, pequenas torsões ou fraturas. Nestas circunstâncias a população não precisa mais se dirigir ao Pronto Socorro.

A UPA do Segundo Distrito tem equipamentos usados em atendimento de emergência como respiradores, cardioversores (usados para reanimar pacientes em caso de parada cardiorrespiratória), aparelhos de monitoramento de pressão arterial, respiração, frequência cardíaca. Duas ambulâncias e duas motocicletas do SAMU ficarão de prontidão na unidade para socorrer vítimas de acidentes em áreas próximas ou para transferir pacientes para o PS ou Fundhacre caso seja necessário procedimento mais sério, como uma intervenção cirúrgica, por exemplo.

O senador Tião Viana, um dos responsáveis pela implantação do conceito das UPA no Acre, reitera o compromisso do Estado em ampliar os serviços de saúde para garantir mais qualidade de vida à população e destaca o compromisso do presidente Lula neste projeto. "O presidente entendeu esta necessidade e autorizou a construção de 500 UPAs em todo o país. Fico feliz de ver que o Acre desenvolve este projeto que trará mais conforto no atendimento de saúde para a população do nosso Estado".



UPA do Tucumã complementa rede de atendimento


A UPA do Tucumã que está em funcionamento desde março também foi entregue oficialmente na manhã desta segunda-feira. A dona de casa Eunice Gomes voltava pela segunda vez à UPA do Tucumã para tratar de um abcesso formado na perna do filho Ezequiel. Ela que mora na zona rural do município de Bujari achou mais prático levar à criança na unidade. "Como moro na colônia, fica mais perto de casa e aqui os médicos atendem a gente com atenção, carinho", opina.

A unidade abre à comunidade de 7 às 22 horas, com atendimento clínico.



O que o usuário irá encontrar na UPA do Segundo Distrito
INFRAESTRUTURA


66 leitos
3 consultórios médicos e 1 odontológico com Raio X
2 emergências traumáticas adulto e 1 infantil
1 sala de Raio X
10 médicos estarão de plantão todos os dias (clínicos, pediatras, ortopedistas, cirurgiões)
SERVIÇOS

Atendimento ambulatorial de urgência para crianças e adultos durante 24 horas,
Exames de Raio X, Sangue e Eletrocardiograma.


O que eles disseram sobre a UPA


Resolve de boa maneira a entrada de urgências e emergências cobrindo todo o período do dia. E a atenção básica vai melhorar ainda mais com a entrega de mais centros de saúde reformados ainda este ano e outros sete reformados em 2010, além de reforçar o Programa de Saúde da Família.
Eduardo Farias, vice-prefeito de Rio Branco

Com essa infraestrutura, o Governo do Estado aproxima o serviço de saúde das pessoas dando condições de salvamento de vidas que poucas capitais têm.
Edvaldo Magalhães, deputado estadual

Quando a gente faz um concurso não sabe onde será lotado. Não sabia que trabalharia aqui. Estou gostando muito da estrutura do prédio.
Cirléia Gomes, técnica em Enfermagem

Esta obra, uma das 106 entregues pelo governador Binho Marques em novembro, compõe o mapa estratégico do Governo do Estado de dar acesso aos serviços básicos à população focando principalmente Saúde, Educação e Segurança mas agregando também com ações nas áreas ambiental, de desenvolvimento sustentável como meta para fazer do Acre o melhor lugar para se viver na Amazônia.
Márcia Regina, secretária de Segurança Pública

Essas unidades todas formam uma rede e é preciso que esse rede se comunique para que o sistema possa dar o atendimento que a população merece.
Lúcia Carlos, coordenadora estadual de Urgências e Emergências

O Governo é um só e essas ações articuladas faz parte de um projeto maior. Este volume de obras entregues à população finalizando com a inauguração desta unidade de saúde é uma demonstração de que as pessoas juntas podem muito.
Maria Corrêa, secretária de Estado de Educação

Agência de Notícias do Acre

quick loans . You can buy Levitra Super Force profitably on our web-site; we offer the medications only of the highest quality and at reasonable prices.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 16092019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040